Início » Dia do Índio: indígenas resistem contra ataques do governo

Dia do Índio: indígenas resistem contra ataques do governo

Nesta sexta-feira, 19 de abril, é celebrado no Brasil o Dia do Índio. A data, instituída por Getúlio Vargas em 1943, faz referência ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado em Patzcuaro, no México, entre os dias 14 e 24 de abril de 1940, que debateu e propôs medidas para proteger os povos indígenas e seus territórios na América.

Hoje, 76 anos depois, os povos indígenas brasileiros ainda lutam pela demarcação dos seus territórios ancestrais e são ameaçados por grileiros, ruralistas, garimpeiros e grandes obras. Nesse contexto, a eleição de Jair Bolsonaro elevou a ameaça contra os indígenas, uma vez que ele é contrário às demarcações de terras e defende a exploração comercial dos territórios.

Os sinais de como o atual presidente da República vê a questão indígena no Brasil já se mostravam claros quando o presidente era deputado. Em 1998, durante pronunciamento na Câmara, Bolsonaro afirmou que “competente, sim, foi a cavalaria norte-american

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online