Início » “Burnout parental”: cuidar dos filhos te deixa exausto? - Revista Crescer

“Burnout parental”: cuidar dos filhos te deixa exausto? - Revista Crescer

Depressão pós-parto_mulher triste (Foto: Shutterstock)

Você já deve ter ouvido falar na síndrome de burnout – um estado de exaustão emocional, mental e física causado pelo estresse excessivo e contínuo. Ela costuma ser associada a empregos e ambientes de trabalho muito tensos, que exigem demais do profissional. O estresse prolongado pode fazer com que a pessoa apresente irritabilidade e perca o interesse e a motivação em suas tarefas. Mas tudo isso já era conhecido. A novidade é que a ciência acaba de mostrar que pais e mães também podem sofrer desse mal, justamente pelos cuidados que os filhos demandam – é o que tem sido chamado de “burnout parental”.

Pesquisadores da Universidade Católica de Louvain (Bélgica) analisaram 2 mil adultos e concluíram que 12% deles (tanto homens quanto mulheres) estavam sofrendo com um alto nível de burnout parental. Segundo os cientistas, essas pessoas se sentiam exaustas, incapazes e desinteressadas por suas tarefas mais do que uma vez por semana.

De acordo com os autores da pe

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online