Início » G1 - Agricultura de colônia japonesa em SP rende produção de lótus e shimeji

G1 - Agricultura de colônia japonesa em SP rende produção de lótus e shimeji

Flor de lótus é uma das atrações de Mombuca, colônia japonesa em Guatapará, SP (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)Flor de lótus é uma das atrações de Mombuca, colônia japonesa em Guatapará (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)

O agricultor Robson Miyazaki, de 26 anos, é japonês na fala e no coração. Quando tinha apenas 2 anos, o paulistano foi adotado por um oriental que não podia ter filhos e por uma nissei que se conheceram por foto e se casaram no Brasil. Seu nipônico laço familiar se transformou, anos mais tarde, na produção da raiz da flor de lótus em um cenário tomado por plantações de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.

Miyazaki, cujo sotaque destoa dos traços brasileiros, é um dos três produtores da planta aquática em Mombuca, colônia japonesa existente há 54 anos em Guatapará (SP). É um dos moradores que impulsionam a economia do município de sete mil habitantes e garantem a continuidade de um legado que vem do outro lado do globo. Algo que pode ser conferido de perto na Festa da Colheita, que acontece anualmente em julho.

"Para os japoneses, comer a raiz de lótu

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online