Início » G1 - Ilhado, morador lembra pior cheia da história de Itaqui e relata 'desespero'

G1 - Ilhado, morador lembra pior cheia da história de Itaqui e relata 'desespero'

Pescador Jones San Martin Nessa mostra foto da enchente de 1983 (Foto: Estêvão Pires / G1)Pescador Jones San Martin mostra foto da enchente de 1983 (Foto: Estêvão Pires/G1)

A enchente que afeta 80 municípios no Rio Grande do Sul tem em Itaqui o maior número de pessoas fora de casa. No município da Fronteira Oeste do estado, 9.810 pessoas foram prejudicadas, o que representa 25% da população. Uma comunidade de cerca de 180 pessoas ficou completamente ilhada. O local fica em uma região mais alta da cidade, às margens do Rio Uruguai, e os moradores só conseguem sair de casa nesta sexta-feira (4) de barco.

Um dos afetados na área é o pescador Jones San Martin Nessa, de 52 anos. Ele enfrentou em 1983 a pior cheia da história do município, quando o nível do Rio Uruguai subiu 14,3m acima do normal. Ao lado de amigos, ele exibia a foto tirada por um familiar na época, mostrando o impacto das cheias daquele ano.

"A situação é muito ruim e o sentimento é de desespero. É muita água cercando tudo. Agora está ruim de se deslocar, somente por  lancha ou com ajuda

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online