Início » G1 - Com barragens secas, poceiros lucram com venda de água no PI

G1 - Com barragens secas, poceiros lucram com venda de água no PI

Poço particular no semiárido fornece 1 mil carradas de água por mês (Foto: Catarina Costa/G1 PI)Poço particular no semiárido fornece 1 mil carradas de água por mês (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

 Pio IX é um dos municípios do semiárido piauiense que mais vem sofrendo com a seca, que já acumula três anos sem chuvas regulares. O único reservatório da cidade, o açude Cajazeiras, secou ainda em setembro do ano passado. Desde então, o abastecimento passou a ser feito, de forma insuficiente, pela Adutora de Piaus, distante 63 km da cidade e atualmente com 5% da capacidade. Na zona rural, o abastecimento das cisternas é feito por caminhões-pipa, que demoram dois meses para retornar a uma localidade. Para completar a água necessária para o consumo, os moradores pagam R$ 1 por um balde de água e até R$ 130 por uma carrada (equivalente a 8 mil litros).

O G1 mostra, em uma série de reportagens, uma pequena amostra da realidade vivida na região - e as muitas saídas que encontra para conseguir sobreviver. Confira aqui as histórias, contadas em cada um dos nove estados do

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Contabilista

Dia do Contabilista

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
(Salmos 34:19)
Bíblia Online