Início » G1 - Indígena do PA mostra ao G1 como é feita a pintura corporal

G1 - Indígena do PA mostra ao G1 como é feita a pintura corporal

Alaíde dos Anjos, de 51 anos, cacique moradora da comunidade São Pedro, mostrou ao G1 como é o procedimento e o significado da pintura corporal nos indígenas. Ela estava presente no 3º Chamado da Floresta, que iniciou na terça (27) e encerra nesta quinta-feira (29), na comunidade São Pedro, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará. (Assista ao vídeo ao lado)

Segundo ela, a tinta é extraída do jenipapo verde coado para retirar a massa. Depois disso, o líquido é misturado com o carvão. O procedimento leva aproximadamente uma hora.

O desenho é colocado no corpo com um espinho. Ao secar, o líquido fica no corpo por até 15 dias, e não pode ser removido com qualquer substância. “Assim que a gente pinta ela não parece forte, mas, com o passar das horas vai ficando mais escura. Não sai com água, sai com o tempo. Não sai nem que lave com álcool ou acetona. É uma tinta natural que não prejudica nossa pele”, explicou Alaíde.

A tradi

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online