Início » G1 - Zona da Mata ainda se recupera de rompimento de barragem há 9 anos

G1 - Zona da Mata ainda se recupera de rompimento de barragem há 9 anos

Cidade Muriaé 2007 (Foto: Cláudio Cordeiro/Arquivo Pessoal)Rio Muriaé inundou ruas das cidades por onde passou com lama (Foto: Cláudio Cordeiro/Arquivo Pessoal)

O rompimento da barragem de uma mineradora em Mariana, na região central de Minas, não foi o único no estado. Na Zona da Mata, Cataguases - que teve a barragem desativada após rompimento em 2003, Miraí e Muriaé também já sofreram as consequências de acidentes semelhantes. O G1 ouviu Defesa Civil, Prefeitura, pesquisador e ambientalista para analisar a situação quase nove anos depois dos acidentes.

Em nota, a empresa Bauminas Mineração, antiga Mineração Rio Pomba Cataguases, responsável pela barragem em Miraí, garantiu que cumpriu tudo o que foi solicitado após os acidentes.

Em 10 de janeiro de 2007 houve o rompimento da barragem São Francisco, na zona rural de Miraí, onde havia concentração de resíduos de bauxita. No entanto, o rompimento causou danos ambientais como inundação de trechos de áreas agricultáveis, mortandade de peixes e desabastecimento de �

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
Bíblia Online