Início » G1 - Escavações revelam parte da história da colonização de Mazagão

G1 - Escavações revelam parte da história da colonização de Mazagão

Em Mazagão, pesquisas resultaram na descoberta das ruínas de uma igreja e 52 ossadas (Foto: Gabriel Penha/G1)Em Mazagão, pesquisas resultaram na descoberta das ruínas de uma igreja e 52 ossadas (Foto: Gabriel Penha/G1)

Mazagão Velho, no Amapá, é um lugar que guarda uma parte da história da colonização brasileira pouco conhecida: uma cidade que, segundo historiadores, foi “transplantada” do continente africano para a Amazônia.

Há dez anos, em 2003, a história de Mazagão Velho começava a ser desenterrada com o trabalho de escavação da equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocínio do governo do Amapá. As pesquisas resultaram na descoberta das ruínas de uma igreja que data da fundação da vila e 52 ossadas dos primeiros moradores da região, enterradas nos alicerces.

Por volta de volta de 1769, cerca de 160 famílias – aproximadamente 1022 pessoas, entre brancos e escravos – vieram do Marrocos, numa longa jornada de barco até chegarem às margens do rio Mutuacá, na região sul do Amapáx, depois de uma breve passa

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Contabilista

Dia do Contabilista

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
(Salmos 34:19)
Bíblia Online