Início » G1 - Com histórico de cheias em Alagoas, estado aprendeu a recomeçar do zero

G1 - Com histórico de cheias em Alagoas, estado aprendeu a recomeçar do zero

Alagoas sofreu, nas últimas décadas, segundo registros da Defesa Civil, com um ciclo regular de enchentes que devastou famílias, encobriu cidades, arrasou patrimônios públicos e privados e modificaram vidas. Curiosamente, uma cheia a cada 20 anos.

O estado é banhado por lagoas, rios, lagos, açudes e mares. Da água as famílias retiram o sustento, impulsionam a economia local, amenizam estiagens. Mas, o mesmo líquido que é fonte de vida, quando em grande quantidade e somada a chuvas torrenciais, vira um tormento. A primeira de grande magnitude é datada de 19 de maio 1949, durante a semana Santa, quando houve chuvas ininterruptas durante quase 36 horas.

Cheia no Riacho do Salgadinho destruiu ponte e inundou Maceió (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Cheia no Riacho do Salgadinho destruiu ponte e inundou Maceió em 1949 (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

A capital alagoana foi alvo de uma enxurrada após a cheia do Riacho do Salgadinho, também chamado de Rio Reginaldo, que destruiu a barreira do Poço, uma ponte de mesmo nome, a linha férrea, a rede elétrica e derrubou

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online