Conta sobe menos: agência reduz aumento da Águas do Rio
A conta de água vai subir a partir de segunda-feira (1º), mas menos do que estava previsto. A Agenersa, agência reguladora de saneamento do estado, decidiu reduzir os índices de reajuste da Águas do Rio para clientes dos blocos 1 e 4, depois do aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) a um acordo entre a concessionária e a Cedae.
Para os consumidores do bloco 1, o aumento que seria de quase 11% passa a ser de 9,75%. Esse grupo reúne bairros da Zona Sul da capital e cidades como São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Maricá, entre outras atendidas pela empresa.
Já no bloco 4, que tinha na mesa um reajuste próximo de 16%, o índice cai para 9,96%. Nesse bloco estão moradores da Zona Norte e do Centro do Rio, além de municípios da Baixada Fluminense, região que concentra o maior número de beneficiários da Tarifa Social.
A mudança vem na esteira do acordo entre Águas do Rio e Cedae, autorizado pelo TCE-RJ na quarta-feira. Pelo entendimento, a estatal vai conceder descontos progressivos no valor da água vendida à concessionária ao longo dos próximos anos, até chegar a um montante em torno de R$ 900 milhões, como compensação por erros no edital de licitação.
Na prática, os percentuais mais altos de reajuste que tinham sido anunciados antes acabavam empurrando para o usuário final uma parte do prejuízo que será pago pela Cedae nesse acerto. Com a decisão cautelar, a Agenersa tenta evitar esse repasse direto ao consumidor.
O termo de conciliação entre as duas empresas ainda não foi homologado formalmente pela agência, mas, em nota enviada à CBN, a reguladora informou que já decidiu pela redução dos índices porque não haveria tempo hábil para assinatura do acordo até segunda-feira. A agência destacou ainda que as equipes técnicas seguem analisando as contas apresentadas e que a tendência é de reduzir ainda mais os percentuais de reajuste depois da conclusão dos estudos.
A Águas do Rio informou que já foi notificada e que vai cumprir a determinação da Agenersa. A concessionária afirma que aguarda a homologação do Termo de Conciliação para aplicar a nova estrutura tarifária no bloco 4, que inclui grande parte da Zona Norte e da Baixada Fluminense e reúne o maior contingente de usuários da Tarifa Social.
Visite Diário do Rio para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
- » ceclam formatura
- » mapa viario de passos
Como fazer
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente.
(Romanos 12:2)
Bíblia Online