Astrônomo FodjoObservatório Nacional/Divulgação
O astrônomo mágico Fodjo é a grande atração do Observatório Nacional na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou ontem (13) e vai até domingo (19). O chefe da Divisão de Atividades Educacionais (Daed) da instituição, o físico Carlos Henrique Veiga, revelou hoje (14), em entrevista à Agência Brasil, a verdadeira identidade do mágico que vem encantando as crianças que lotam o auditório do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), na Cidade Universitária.
“É um francês [o astrofísico Florian Gourgeot] que está fazendo pós-doutorado no observatório. É um astrônomo que faz mágica”, relatou Veiga, que foi procurado pelo francês com a ideia de montar um seminário sobre sistema solar, estrelas e galáxias, durante o qual apresenta truques de mágica. “Tem sido um sucesso. É muito interativo, as crianças se identificam na hora”. O astrônomo mágico pode ser visto até amanhã (15) à tarde, no Cetem.
Já a partir de quinta-feira (16) até domingo (19), o observatório levará outras atrações ao Parque Madureira, também na zona norte do Rio de Janeiro, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Chefe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional, Carlos Henrique VeigaTânia Rêgo/Agência Brasil
Dentre as atrações no Parque Madureira, está um jogo interativo, não eletrônico, em que as crianças enfrentam o desafio de montar os continentes com um quebra-cabeça magnético, para entender como eram no passado longínquo e como serão no futuro. “A gente mostra como os continentes foram se separando, os tipos de rocha, e como os continentes vão ser no futuro. A gente chama isso de “Dança dos Continentes”.
Já em uma mesa com o mapa da América do Sul, onde foi colocado um sismógrafo, as crianças terão a oportunidade de provocar um terremoto. “A criança bate na mesa e provoca um tremor, que é registrado em um telão. Assim ela vê como um sismo acontece”. Nesse jogo, os pesquisadores do observatório mostram às crianças como ocorre um sismo e como é calculada sua intensidade no sismógrafo.
Ao mesmo tempo, ao bater na mesa, o mapa indica todos os terremotos registrados em países sul-americanos como Peru, Chile, Equador. “A brincadeira é você bater naquilo e saber como um terremoto acontece, mas você provocando um terremoto”, disse Veiga.
O chefe da Daed reiterou o convite às crianças para visitarem o Observatório Nacional. "A gente está tentando resgatar um pouco os brinquedos que as crianças pegavam, montavam e desmontavam. É legal viver a experiência e ver ela acontecer na sua mão, ver a felicidade da criança aprender uma coisa que ela entendeu porque viu funcionar”.
Fonte: Astrônomo mágico é atração do Observatório Nacional na Semana de Ciência e Tecnologia
Edition: Denise Griesinger Ciência e Tecnologia semana nacional astrônomo Sistema Solar mágica fotoelétrons Observatório Nacional crianças continentes Share this content Continuar lendo Destaques EBC Radioagência Na Paraíba morte de homem em recinto de leoa alerta sobre saúde mental Rádios Repórter Nacional 18h30: Contran aprova resolução que põe fim à obrigatoriedade de aulas teóricas em autoescolas para tirar CNH TV Brasil Oficinas de formação mobilizam jovens lideranças Wai Wai em Roraima More newsVisite agenciabrasil.ebc para ler a matéria completa.
Últimas Buscas
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
- » irai aparecida cacon andriotti
Como fazer
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
(Salmos 37:5)
Bíblia Online