em

Top 10: Animais mais Rápidos do Mundo Confira!

Você sabe quais são os animais mais rápidos do nosso planeta? Tenho certeza de que vai se surpreender, pois existem alguns bichos que a princípio realmente não parecem ser nada rápidos, porém podem alcançar velocidades incríveis.

Para acelerar o carregamento das imagens e melhorar a organização dos textos, vamos apresentar dois bichos por página, ok? Confira a nossa lista sobre os animais mais velozes do mundo!

10 – Zebra

As Zebras são capazes de alcançar cerca de 64 Km/h, o que é uma velocidade impressionante, mas infelizmente não suficiente por si só para salvar as lindas zebrinhas dos terríveis leões.

Porém, a somatória dessa velocidade com o efeito visual provocado pelas listras acaba fazendo com que as zebras tenham mais chances de ver o dia nascer novamente.

9 – Coiote

Embora a gente seja acostumado a sempre ver o Papa Léguas ganhando do Coiote, a verdade é que na vida real essa história seria um pouquinho diferente.

Para se ter noção, o coiote pode alcançar até mesmo 69 km/h, 30 km/h a mais do que o papa léguas.

De qualquer modo, essa velocidade ajuda o coiote a ter uma alimentação muito vasta, podendo comer aves, veados, lebres e outros animais que também possuem uma velocidade acentuada.

8 – Pato-eider

O Pato-eider passa boa parte da sua vida no mar, pois é lá que ele encontra seus principais alimentos, que são crustáceos, moluscos e estrelas do mar.

Entretanto, na água esses patinhos não se mostram tão rápidos. Na verdade, sua grande velocidade aparece durante o vôo, principalmente quando é preciso fazer a migração para não ter de enfrentar o rigoroso inverno.

Durante o vôo, o Pato-eider é capaz de alcançar até 76 km/h, o que é algo simplesmente absurdo para um “simples” pato.

7 – Gnu

Os Gnus são parentes próximos dos búfalos e também das vacas, chegando a pesar até 270 quilos, o que faz deles uns dos maiores mamíferos situados na África.

De qualquer modo, essa velocidade toda serve para apenas uma coisa:

Fugir de predadores interessados em fazer uma boquinha. Claro, nem sempre isso é possível, mas como os Gnus vivem em manadas, as coisas ficam um pouco mais fáceis, pois um Gnu pode ajudar o outro.

6 – Leoa

Ao contrário do que a maioria das pessoas poderia imaginar, a Leoa é uma caçadora muito melhor do que o seu marido. Isso acontece pela ausência de pelos e por ter um corpo mais leve e menos musculoso.

Aliás, fica aqui o convite para que você veja uma foto de um leão. O bicho é enorme e absurdamente musculoso.

Uma leoa consegue alcançar até 80 km/h, superando com folga presas rápidas como o Gnu.

5 – Gazela-Thompson

A Gazela-Thompson consegue alcançar cerca de 80 km/h, assim como a leoa, mas conta com uma grande vantagem.

Graças ao seu corpo pequeno e leve, essa gazela consegue fazer curvas muito apertadas com uma facilidade incrível. Isso acaba fazendo com que ela consiga desviar de predadores muito velozes, fazendo eles passarem batidos por ela.

Esse animalzinho precisa de tanta velocidade pois está constantemente fugindo de guepardos, que são animais que ainda vão aparecer na nossa lista.

4 – Antilocapra

A Antilocapra desenvolveu sua velocidade de até 98 km/h para conseguir fugir do já extinto guepardo-americano. Com um predador tão rápido na sua cola, não existem muitas escolhas além de correr como se não houvesse amanhã.

Contudo, com a extinção do seu principal predador e a proibição de caçadas humanas, a antilocapra hoje está em uma situação muito confortável, pois os principais predadores da América do Norte passam um trabalho muito grande para conseguir caçá-la de modo eficaz.

3 – Agulhão-vela

O Agulhão-Vela é um peixe muito curioso, que conta com a sua extremidade do focinho bem desenvolvida, que parece muito uma grande agulha.

Esse peixe precisa fugir dos seus predadores marítimos e por conta disso acaba alcançando a incrível velocidade de 110 km/h em água. Você tem noção do quão absurdo é isso?

Um simples peixinho que pode se mover a mais de 100 km/h, Simplesmente incrível!

Ah, vale ressaltar também que o agulhão-vela é um peixe muito procurado pelos seres humanos por conta da caça esportiva, que valoriza muito este animal.

2 – Guepardo

O Guepardo ou chita é o animal mais rápido em solo de todo o planeta, alcançando 115 km/h e conseguindo ter uma arrancada de aproximadamente 72 km/h.

Isso acontece porque o seu corpo é anatomicamente projetado para alcançar grandes velocidades, o que faz com que seja muito complicado para qualquer presa escapar desse felino.

1 – Falcão peregrino

O Falcão peregrino é o animal mais rápido de todo o planeta, podendo alcançar 320 km/h quando está caçando.

Isso acontece devido ao seu estilo de caça, que consiste em fechar suas asas e mergulhar em direção a sua presa, usando a gravidade como um acelerador natural da sua velocidade.

Para se ter ideia, essa é a velocidade que um carro de Fórmula 1 costuma alcançar. Simplesmente não há nenhuma chance para que uma presa fuja desse falcão!

Curiosidades

Como já mencionamos anteriormente, o falcão-peregrino é considerado o animal mais veloz do mundo todo.

Durante o vôo, chega a atingir até 160 km/h.

No entanto, os números impressionam ainda mais quando a ave de rapina mergulha, no ar, atrás de uma presa.

Nesse caso, sua velocidade chega a incríveis 320 km/h.

Além de voar muito rápido, falcão-peregrino também é muito resistente. isso porque, durante suas migrações, ele chega a percorrer mais de 20 mil quilômetros de distância.

Ameaças

Por ser muito sensível ao envenenamento com inseticidas, especialmente o DDT, o falcão-peregrino enfrentou sérios riscos especialmente na Europa e América do Norte, entre os anos 50 e 60.

Como o uso do inseticida não tinha qualquer regulação, a ave de rapina era facilmente contaminada por conta de suas presas abatidas.

Assim, diversas populações da espécie foram quase totalmente extintas.

No entanto, com o banimento destes tipos de inseticidas das plantações, e liberação em natureza de espécies criadas em cativeiro, a situação começou a se inverter.

No entanto, a introdução dessa aves criadas em cativeiros diminuiu o fluxo migratório da América do Norte para o brasil, por exemplo. Isso pois as novas populações já não tinham mais este hábito.

Também foram, e ainda são grandes ameaças para a espécie:

o abate a tiro;
roubo de ovos e filhotes para o uso da falcoaria;
doenças transmitidas por pombos;
além da degradação dos habitats em que costumam viver.

Gostou da lista de campeões de velocidade, já viu algum desses velocistas incríveis da natureza? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta