Série Comidas Típicas: São Paulo

Quando falamos da culinária Paulista sabemos que a diversidade é o prato cheio da cidade. Podemos viajar por diversas culturas por meio de vários pratos oferecidos em cada canto da cidade.

Estando em São Paulo é possível viajar pela culinária da América Latina, passando pela Europa e terminando no Oriente. Porém, deixando um pouco de lado toda a diversidade que aterrizou em São Paulo, você já parou pra pensar quais são os pratos típicos paulistas? Daqueles que na hora recordamos a terra da garoa?

Veja e descubra por quê o Sanduíche de Mortadela, o Virado à Paulista e até mesmo a Pizza marcam e fazem o cotidiano do paulistano mais feliz.

.

Sanduiche de Mortadela

Quem diria que uma invenção de dois mil anos atrás estaria relacionada a um prato que identifica a cultura de uma das mais populosas cidades do mundo.

O Sanduíche de Mortadela não só identifica os paulistas como também é atrativo turístico da cidade, especialmente o feito no Mercadão de São Paulo.

Como Surgiu?

O interessante é que o famoso sanduíche de mortadela surgiu numa brincadeira entre a relação de funcionários com um cliente chato. Os funcionários resolveram caprichar na dose do recheio à contragosto desse cliente, o que agradou não só esse cliente em especial, mas como todos os freqüentadores do mercadão, conclusão: é mania até hoje.

Como é feito?

O sanduíche é feito com pão Francês e Mortadela Ceratti, porém já existe a opção de adicionar mais ingredientes como queijo prato, alface e tomate. Todos os dias, mil sanduíches – a maior parte de mortadela – são consumidos. Os boxes do Mercado Municipal de São Paulo – ou apenas Mercadão, como os paulistanos o chamam, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos num dia e uma multidão de 14 mil pessoas circulam por seus corredores.

.

Virado à Paulista

Virado à Paulista (Foto: Divulgação)

Seguindo desde 1920 até hoje, qualquer restaurante popular paulista tem no seu cardápio de segunda-feira um anúncio com o prato do dia sendo: Virado à Paulista.
Um prato tipicamente paulista, que segue em tempos como o retrato fiel da cultura da cidade.

Como Surgiu?

Numa época onde o país crescia como República e a cidade de São Paulo começava adotar a identidade rural como sua, o caipira paulistano virou moda e surgia com força no cotidiano dos moradores da cidade o Virado à Paulista. Servindo de inspiração para a criação do prato que surgia como uma imitação das comidas rurais, caracterizadas como comidas simples porém com quantidade e variedade suficiente para dar força durante todo o dia de trabalho.

Como é feito?

Hoje existem algumas variações do Virado à Paulista e com passar do tempo alguns ingredientes foram adicionados, porém aquele que lembra o passado do paulista e que até hoje é servido no centro da cidade é rodeado feijão com farinha de milho, couve picada e refogada, arroz, ovo e bisteca de porco.

.

Pizza Mussarela

Pizza mussarela (Autor: Gordinha Phyna)

Sair sábado a noite para comer uma Pizza já virou rotina sagrada para qualquer paulistano, porém, se fossemos voltar ao tempo, especificamente no início da chegada do disco de massa, por volta do século 19, nunca imaginaríamos que um alimento tipicamente italiano, seria um dos símbolos gastronômicos da nossa São Paulo.
Hoje a cidade tem aproximadamente 6 mil pizzarias que servem cerca de 43 milhões de pizzas por mês.
Não tem como negar, a pizza é a cara do paulistano, um alimento descontraído que agrada todas as idades.

Como surgiu?

A pizza (em São Paulo) surgiu com os imigrantes italianos, desembarcando no litoral paulista no início do século 19. Com a imigração dos italianos nos bairros do Bexiga, Mooca e Brás, a culinária italiana foi ganhando espaço no cardápio da cidade. Entre as opções, a pizza sempre se destaca, alcançando o gosto popular ao passar dos anos (se você quiser ler mais sobre a verdadeira história da pizza, acesse a Wikipédia)

Como é feita?

Na sua origem a pizza consistia em um disco de massa, fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto de ingredientes variados que normalmente incluíam algum tipo de queijo, com carnes preparadas ou defumadas e ervas de orégano ou manjericão, sempre assado em forno. Ao passar do tempo, a massa foi evoluindo, ganhando experimentações, que incluíam novos sabores, alguns mais básicos e outros mais exóticos como a pizza doce, regada a chocolate.

.

Ficou com água na boca? Ainda não conhece São Paulo?
Existem Hotéis em São Paulo e Passagens Aéreas para São Paulo em promoção. Confira!

.

Ou quem sabe você prefere preparar a sua própria Pizza? Segue uma super aula com a Ana Maria Braga.

.

Você concorda com a seleção de pratos sugeridos por nossos leitores? Confira no post “Dicas de São Paulo – Onde comer?” a experiência de nossa viajante por restaurantes da cidade

Deixe seu comentário e sugestões no Facebook ou Twitter.

Envie seu comentário para a próxima edição que irá falar sobre as Comidas Típicas de Porto Alegre.

Veja Também:

  • Como pagar menos em passagens aéreasComo pagar menos em passagens aéreas Nada melhor que pagar pouco para viajar, não é mesmo? Encontrar passagens aéreas baratas não é apenas questão de sorte, portanto, nada » Leer más.
  • 10 de Julho – Dia da Pizza10 de Julho – Dia da Pizza Nesta sexta-feira, 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza. Não poderia haver desculpa melhor para degustar algumas fatias dessa delícia » Leer más.
  • A FOLIA CARIOCA EM 181 ANOS DE CARNAVAL por Fernando Moura PeixotoA FOLIA CARIOCA EM 181 ANOS DE CARNAVAL por Fernando Moura Peixoto “O carnaval é a única festa nacional que consola a gente do calor, da queda do mil-réis, da política, dos programas de salvação pública e dos desastres de aviação militar.” RIBEIRO […]
  • Comidas Típicas: Salvador | Blog Cidades do meu BrasilComidas Típicas: Salvador | Blog Cidades do meu Brasil Cidade Alta, Pelourinho, Cidade Baixa, Bonfim, Ribeira, Praias, Baía de Todos os Santos e Recôncavo – Ufa – tantos lugares, visitar a capital ...
  • O Jovem ProfissionalO Jovem Profissional  Ao pensar sobre qual assunto abordar, cheguei a conclusão de falar sobre o dilema dos estudantes que se formam na faculdade e não conseguem, de imediato, um emprego fixo na área em que […]
  • O que acontece em um golpe de Estado?O que acontece em um golpe de Estado? Na decada passada os golpes militares voltaram à moda. Em dezembro de 2006, os militares de Fiji assumiram o governo do país. Em setembro do mesmo ano, em uma ação realizada de […]

Deixe seu comentário