em

Satisfação após os 40 anos: Sonhos que você ainda pode realizar

Sim, você tem obrigação de ser feliz!

Satisfação após os 40 anos
Satisfação após os 40 anos!

40 anos… Durante a adolescência e início da fase adulta, é normal que as pessoas sejam cheias de sonhos e expectativas, porém o tempo vai passando e as responsabilidades aumentando. Por causa disso, muitas pessoas, infelizmente, acabam deixando seus sonhos para depois.

Acontece que o depois chegou. E aí? Você vai continuar esperando a hora certa chegar? O momento certo é agora. Pare de adiar o que você quer tanto fazer. Aproveite enquanto pode.

Quantos sonhos você deixou para trás? A boa notícia é que ainda é possível realizar o que você mais quer fazer.

Para começar, hoje vamos falar sobre quais sonhos da sua juventude e início da fase adulta você ainda pode retomar, vamos lá?

Viajar para um lugar que você sempre quis conhecer

As viagens são uns dos sonhos mais adiados, não é mesmo? Afinal, conhecer um lugar novo envolve planejamento financeiro, tempo, pesquisa para achar um lugar legal para se hospedar, entre outros.

Mas se você poupou dinheiro para realizar esse sonho, por que não aproveitar? Quando chegar as suas férias, não perca mais tempo: arrume as suas malas e vá para o local que você quer.

Não importa se é no Brasil ou no exterior; viajar é uma forma de explorar o mundo, ter mais autoconhecimento e satisfação pessoal.

Se não tiver ninguém para ir com você, vá sozinho mesmo.

Claro que ter alguém para te acompanhar é agradável, mas a vantagem de viajar sozinho é que você faz o que quiser, quando quiser.

Portanto, não deixe mais nada te impedir de realizar esse grande sonho.

Começar uma nova faculdade depois dos 40

A faculdade é outro sonho que exige dinheiro, tempo disponível e muita dedicação.

Porém, você pode começar um novo curso sempre que quiser.

Apesar de muitas pessoas começarem a faculdade ainda na juventude, não há problema em nenhum em ser o mais velho da turma, pelo contrário.

A sua experiência vai te ajudar a levar os estudos com mais seriedade. Além disso, agora você já sabe organizar melhor o seu tempo.

Você quer mudar de carreira? Ou aprimorar seu conhecimento na área em que já atua? De qualquer forma, a faculdade pode te ajudar a se tornar um profissional ainda mais reconhecido no mercado.

Caso você não queira começar uma nova faculdade, mas queira voltar a estudar, pode fazer uma pós graduação ou até mesmo, um curso bem rápido, de poucas semanas.

O importante é buscar conhecimento e nunca deixar de aprender.

Estudar não é apenas uma forma de melhorar de vida, financeiramente falando, mas de adquirir mais satisfação pessoal e sabedoria.

Aprender a tocar um novo instrumento

Muitas pessoas querem aprender a tocar um novo instrumento, mas poucas tem paciência suficiente para isso.

Entenda que é algo que leva tempo e por isso, será necessário bastante dedicação e esforço.

A música é algo que nenhum ser humano consegue viver sem.

Você pode aprender um novo instrumento depois dos 40 anos, seja para te manter ocupado nas horas livres ou então, até para fazer apresentações! Já imaginou se você consegue se tornar um músico de sucesso?

Mas quais as vantagens disso?

Pois bem, quando você aprimora seus conhecimentos em música e aprende a utilizar um novo instrumento, você aumenta a sua capacidade de memorização.

Mas os benefícios não param aqui. Você consegue ter mais coordenação motora, aumenta seu sendo de responsabilidade e se torna uma pessoa mais concentrada.

Ou seja, os instrumentos te ajudam não apenas na hora em que você estiver utilizando-os, mas também em outras áreas de vida.

Adotar um animal de estimação

Essa dica só vale para quem realmente gosta de bichinhos, já que eles exigem muita responsabilidade e comprometimento.

Entretanto, mesmo pessoas que gostam de pets, se sentem meio receosas na hora de adotar um animal, afinal, como já falamos, é preciso ser muito responsável.

Porém, se você tem tempo para passear com eles e tem alguém para te ajudar, já se torna um pouco mais fácil.

Um animal de estimação vai estar com você nos momentos em que você mais precisar. É um verdadeiro companheiro que vai te apoiar nas horas difíceis.

Gostar de um animal de estimação é um verdadeiro privilégio, pois eles nos fazem muito mais felizes.

Comprar a casa própria

Comprar a casa própria depois dos 40 anos

Existem muito especialistas que dizem que não vale mais a pena comprar a casa própria.

Porém, um lugar para morar que é realmente seu, traz mais segurança e estabilidade.

Por isso, garantir a casa própria tem diversas vantagens. Claro que não vale a pena financiar 100% o novo imóvel. Mas se você der um bom valor na entrada e conseguir negociar os juros, pode valer muito a pena.

Além disso, é um bem que você pode deixar para seus dependentes, caso algo venha a acontecer com você.

Contudo, lembre-se que estamos falando de um alto investimento. Portanto, não compre a primeira casa que aparecer. Faça uma análise do seu orçamento, do quanto você vai precisar gastar com reformas, juros, entre outros.

Aprenda um novo idioma

Você sabe o quanto aprender inglês e espanhol pode ajudar na sua carreira, não é mesmo?

Afinal, em um mundo cada vez globalizado, é natural que os profissionais bilingues se destaquem no mercado.

Porém, esse não é o único motivo pelo qual vale a pena estudar outro idioma.

Primeiro, porque ao estudar outra língua, você conhece mais sobre a cultura do país. Segundo, porque é uma forma de ampliar seus horizontes e até de conhecer pessoas novas, isso não depende de sua idade.

Morar fora do Brasil

Poder passar um tempo fora do Brasil é um verdadeiro privilégio.

Engana-se quem pensa que apenas jovens devem fazer intercâmbio. O número de pessoas com mais de 40 anos que resolvem passar um tempo fora do país continua crescendo.

Claro que para isso acontecer, será necessário planejamento. Mas se você perceber que as condições são favoráveis, vale a pena arriscar!

Gostou das dicas? Esses são apenas alguns sonhos que você pode realizar depois dos 40 anos.

Tudo depende do que você quer fazer na sua vida. Não está tarde para realizar seus sonhos, pelo contrário: você está no momento certo.

7 metas financeiras para quem tem mais de 40 anos de idade

7 metas financeiras para quem tem mais de 40 anos de idade

. Pelo contrário: esse é um dos melhores momentos para você estabelecer metas e realizar desejos.

A década dos 40 anos pode ser uma fase espetacular da sua vida. Entretanto, não basta ficar parado, esperando as coisas acontecerem.

Se você acha que não aproveitou direito a sua juventude, ou não lidou com as próprias finanças da forma que deveria, saiba que seu caso tem solução.

Para que você fique mais motivado e entenda mais sobre o assunto, veja 7 metas financeiras que devem fazer parte da vida dos ‘’quarentões’’:

1. Contrate um seguro de vida

Ao chegar em uma determinada idade, você percebe o quanto a vida pode mudar de uma hora para outra.

Emergências não acontecem a todo momento. Entretanto, se você não tiver preparado para possíveis imprevistos e fases difíceis, vai ser muito mais difícil passar por uma determinada situação.

O seguro de vida vai fazer com que você e toda a sua família se sintam seguros.

Obviamente, a ideia é que você passe dos 90 anos, não é mesmo? Contudo, milhões de coisas podem acontecer e temos certeza de que você não quer que a sua família passe por dificuldades ainda maiores nos momentos de grande perda.

Portanto, se você ainda não contratou esse serviço, ainda dá tempo!

Entre em contato com as seguradoras e veja qual delas oferece o melhor plano para você.

2. Poupar para a aposentadoria

Não se sinta mal por ainda não ter uma boa reserva financeira. O conceito de poupar dinheiro para aposentadoria só se tornou importante nos últimos anos, já que a expectativa de vida aumentou.

Além disso, a Reforma da Previdência fez com que os brasileiros começassem a mudar sua relação com o dinheiro.

Claro que se você tivesse começado a poupar antes, seria melhor. Entretanto, não é tarde demais para você começar a fazer isso.

Todos os meses, separe uma parte da sua renda para a aposentadoria. Você pode começar com 10%. Depois, quando conseguir se organizar melhor, pode começar a guardar 20% do seu salário.

viagens após os 40 anos
40 anos, idade perfeita para conhecer o mundo!

3. Guardar dinheiro para fazer uma viagem internacional

Quantos sonhos você teve que abandonar? Provavelmente muitos.

Não deixe isso te deixar desmotivado. Você ainda tem muito tempo para viajar e realizar alguns objetivos que envolvem maior controle financeiro.

Não importa para qual lugar você vai viajar. Se é algo que você realmente quer fazer, comece a poupar.

Se o seu sonho for para algum país da América do Sul, por exemplo, fica mais fácil. Mesmo assim, com organização e planejamento financeiro, você pode ir para lugares ainda mais distantes.

Viajar é uma forma de conhecer o mundo e também de conhecer a si mesmo. Aproveite enquanto você ainda tem disposição e ânimo para passar horas dentro de um avião!

4. 40 anos: Invista em você mesmo

Leia mais, faça cursos relacionados as áreas que você tem interesse, vá atrás de situações que façam você ampliar a sua capacidade de raciocínio.

O conhecimento é a melhor coisa que você pode guardar com você.

Nunca é tarde para aprender.

Claro que você não tem precisa realizar diversas atividades ao mesmo tempo, mas tente pelo menos, ler um livro por mês. Você vai ver o quanto vai se sentir mais disposto, inteligente e animado depois de ler uma obra completa.

5. Controle seus gastos

Na juventude, é extremamente difícil controlar os gastos. As pessoas mais novas têm muita dificuldade de guardar dinheiro, pois querem aproveitar todos os prazeres da vida.

Isso não é um problema para quem realmente pode arcar com custos relacionados ao lazer. Contudo, algumas pessoas acabam se endividando com coisas mais supérfluas.

Claro que você tem que aproveitar os bons momentos da vida, ainda mais agora. Porém, não deixe que isso faça você entrar para a lista de pessoas endividadas.

Quer viajar no final do ano? Almoçar fora com a sua família? Comprar móveis novos? Ótimo!

Você pode fazer tudo isso. Mas para se sentir mais tranquilo e seguro, só gaste o que você realmente tem. Aliás, só use o dinheiro para o lazer depois de você ter pagado todas as suas contas e separado uma parte para investir ou guardar.

Ao fazer isso, você vai conseguir se divertir com muito mais tranquilidade.

Controlar os gastos é uma forma de cuidar do seu presente e principalmente, do futuro.

6. Investir na bolsa de valores depois dos 40 anos

A lista de brasileiros que investe na bolsa não para de aumentar. O que está esperando para se tornar um deles?

É uma forma de você proteger o seu dinheiro. Além disso, ao começar a lidar com investimentos, você vai começar a adquirir conhecimento nas áreas de economia, administração, contabilidade e até psicologia.

Só cuidado para não cair na onda de falsos gurus. Para ter bons resultados, é importante se aprofundar no assunto e conhecer mais sobre o mercado financeiro.

7. Comece a pagar à vista

De fato, o cartão de crédito é muito útil em alguns momentos.

Contudo, sempre que você puder adquirir um produto ou serviço à vista, esqueça o parcelamento.

Ao fazer isso, você já se livra de uma vez por todas do parcelamento.

Claro que é bom utilizar o cartão de crédito para juntar milhas ou então, em momentos em que você precisa muito comprar algo, mas não tem o dinheiro com você.

O problema é que o cartão de crédito acaba sendo uma das maiores razões pelas quais há tantos brasileiros endividados.

Ele pode ser seu melhor amigo, se você o utilizar com inteligência e cuidado. Contudo, pode se tornar um verdadeiro inimigo, se você não tiver controle sobre os próprios gastos.

Aproveite a fase da vida pós 40 anos para controlar as suas finanças e realizar todos os sonhos que você acabou deixando de lado!

Você ainda tem muito tempo para viver. Mas para que essa fase seja de tranquilidade e prosperidade, é muito importante estabelecer metas financeiras e saber controlar os próprios gastos.

Gostou? Deixe seu comentário, te espero na próxima semana!

Deixe uma resposta