em

Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará realizou mais de 100 procedimentos cirúrgicos

O Centro de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, referência em saúde pública para 22 municípios da região, atingiu a marca de 108 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, desde a sua inauguração, no mês de junho.

Entre os atendimentos realizados no novo setor da unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, os mais procurados foram os exames de cateterismo, angioplastia, arteriografias cerebrais e embolização de aneurismas cerebrais, além de exames de urgência.

Os métodos hemodinâmicos são grandes aliados para algumas especialidades médicas, em especial a cardiologia, neurocirurgia e a cirurgia vascular. Eles permitem procedimentos para diagnóstico e tratamentos minimamente invasivos, percutâneos e endovenosos, que ampliam as chances de recuperação dos pacientes.

De acordo com José Rogério, médico cardiologista e hemodinamicista que atua no Hospital Regional, o tratamento com os recursos da hemodinâmica podem evitar, em alguns casos, que os pacientes sejam submetidos ao risco de uma cirurgia invasiva, além de permitir um processo de recuperação mais rápido.

“O cateterismo cardíaco dentro da hemodinâmica é um dos procedimentos mais realizados. Ele serve para avaliação funcional coronariana, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias, ou ainda, avaliar o funcionamento do músculo cardíaco”, explica o especialista.

Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, o equipamento de hemodinâmica instalado na instituição é um dos mais modernos do País, e vêm assegurando uma grande variedade de parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos e de alta complexidade na área cardiológica, neurológica e vascular.

“Contamos hoje com tecnologia de ponta, que vem sendo empregada para salvar muitas vidas em nossa região. Muitos desses pacientes teriam que viajar até Belém para fazer esse procedimento, que hoje é realizado gratuitamente e com qualidade, aqui em nossa unidade”, ressalta o diretor.

*Procedimentos*

São oferecidos aos usuários no serviço de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará, procedimentos em cardiologia, como cateterismo cardíaco, cineangiocoronariografia, avaliação de anomalias congênitas, angioplastia cardíaca com stent, angiografia cerebral, angiografia de carótidas e vertebrais, além de implantes de marca-passo definitivo.

O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e terá também procedimentos neurovasculares, como arteriografia cerebral, MAV (malformação arteriovenosa), embolização de aneurisma cerebral.

 

*Fonte*: Ascom/HRSP

Deixe uma resposta