em

Dicas de como agir e o que fazer quando a criança engasga

Como agir quando um bebê, neném ou criança engasgam?

Quem tem filho tem medo que aconteça alguma coisa com ele. E uma das coisas que mais apavoram os pais é quando a criança engasga e tosse compulsivamente, os mesmos não sabem o que fazer.

O melhor “remédio” é a prevenção, porém nem sempre isso é possível. Qualquer descuido que os adultos tenham, o neném leva um botão, uma moeda ou um brinquedo a boca, e isso pode obstruir a respiração do bebê. Verifique tudo que pode causar um acidente e retire imediatamente dos olhos da criança.

Biscoitos, um pedaço de maçã, ou outra fruta qualquer pode ocasionar engasgo, certifique-se de que tirou as sementes das frutas. Porém até a água ou o leite pode causar um engasgo. Então apesar de todo cuidado isso pode acontecer com seu nenê!

Os pequenos adoram colocar objetos na boca, pois é através dela que eles “conhecem o mundo” e isso pode ocasionar um engasgo, que em casos graves podem até ser fatal.

E não é raro, muito pelo contrário, uma criança engasgar ao comer, principalmente alimentos como amendoins, balas, pipocas etc. Até na hora do almoço isso é frequente acontecer.

Mas o que fazer quando o neném engasga? Como agir quando o bebê engasga e tosse sem parar?

Em primeiro lugar é necessário manter a calma para poder agir e também não deixar a criança assustada.

Analise rapidamente o caso, se a criança estiver tossindo, incentive-a continuar, pois o ar ainda está passando, e desta maneira o que está ocasionando a obstrução pode sair.

Caso contrário, se perceber se a criança não consegue omitir nenhum som, e começa a ficar com as boca e unhas roxas, o caso é mais grave.

E o mais importante é saber o que não fazer e o que fazer nestes casos. Algumas esclarecedoras dicas do que fazer quando a criança engasga podem ser lidas nas matérias “O que fazer quando um bebê ou uma criança engasga?” e “O bebê engasgou!”, ambas com respaldo médico.

Se este fato acontece constantemente é melhor procurar um médico, e mesmo que não aconteça, na próxima consulta converse com ele sobre o assunto e pegue o conselho pediatra de sua confiança.

Instrua-se bem, pois noções de primeiros socorros podem representar o salvamento da vida de uma criança ou bebê engasgados, compartilhe e deixe seu comentário.

Deixe uma resposta