em

5 Remédios Caseiros para Aliviar os Sintomas da Gripe

Você conhece alguém que nunca tenha passado por um período de gripe? Provavelmente não, isso porque é cada vez mais comum que a nossa imunidade baixe e terminemos contaminados pelo vírus influenza, o vírus que provoca a gripe.

man wiping mouse with tissue paper

Febre, calafrios, corpo dolorido e dor de garganta são os principais sintomas da gripe e precisam sair rapidamente do nosso corpo.

É normal que a gripe dure por duas semanas na pessoa contaminada, mas se não for cuidada pode prolongar a sua estadia e até evoluir para algo mais grave, como uma sinusites ou pneumonia.

Hoje separamos algumas dicas de remédios caseiros que possam lhe ajudar no combate contra a gripe e aliviar os sintomas dela. Acompanhe agora!

Chá de gengibre com mel

Uma receita simples e rápida, mas que poderá salvar a sua noite com dor de garganta. Um pedaço de cinco centímetros de gengibre e duas xícaras e meia de água em uma panela, coloque-os ao fogo e espere até que fervam.

Quando a infusão de água e gengibre esteja pronta, adoce com uma colher de chá de mel.

Essa mistura pode ser a única coisa que você precisa para se sentir melhor, ter mais ânimo e recuperar as forças.

Suco de limão com mel

O limão é um ótimo amigo na hora de combater os sintomas da gripo, então por que não um suco diferenciado para potencializar ainda mais as suas propriedades benéficas? 200 ml de água, 4 limões, 2 dentes de alho sem cascas e mel, são os únicos ingredientes necessários.

Bata o limão, a água e o alho em um liquidificador até conseguir uma mistura homogênea.

Depois disso, despeje o suco de limão e alho em uma panela, espere aquecer por trinta segundos e adicione mel a gosto até adoçar a sua preferência. O ideal é que seja tomado duas vezes ao dia para obter os efeitos desejados.

Sopa de galinha

A sopa de galinha, também conhecida como canja da galinha, é excelente para proteger o sistema imunológico contra os sintomas da gripe e o próprio calor do caldo, somado às propriedades do frango, ajudam a alivia a dor de garganta proveniente da gripe.

O frango é rico em aminoácidos que também facilitam na excreção da mucosa.

Ingredientes: uma xícara de chá de arroz, um peito de frango sem ossos, um maço de salsão, meia dúzia de cenouras, três dentes de alho sem casca e uma cebola.

Eucalipto

O eucalipto é uma planta com um aroma inigualável, possui um óleo especial composto por substâncias benéficas para o tratamento contra a gripe.

Entre elas o eucaliptol, que ajuda a dissolver as secreções pulmonares provenientes da gripe, favorecendo a excreção deles do seu corpo.

A boa noticia é que o eucalipto quando fervido com água, pode passar essas propriedades para o líquido.

E para ajudar na sua gripe, você poderá inalar essa mistura, coloque uma toalha sobre a sua cabeça para inalar o chá de eucalipto em uma xícara, assim o vapor não se espalha e você canaliza as propriedades todas para o seu corpo.

Água e sal

Um dos sintomas da gripe é a garganta inflamada, o que causa muito desconforto e muitas vezes atrapalha a nossa comunicação com as outras pessoas.

Nesses casos, para aliviar a dor você pode fazer uma mistura de um copo de água com uma colher de chá de sal, depois gargareje gole por gole, deixando que esteja em contato com a área da sua garganta inflamada.

Os remédios caseiros servem apenas para aliviar os sintomas da gripe, eles jamais podem substituir totalmente as recomendações de um médico e, em casos mais avançados, de remédios industriais. Sempre esteja em contato com um profissional para que ele possa lhe orientar corretamente.

Deixe uma resposta