em

São Luís do Maranhão: Ilha de Encantos

 

Do traçado de seus azulejos, o ladrilho de suas ruas, a alegria de seus festejos, a magia de seu folclore, a riqueza da sua culinária fazem de São Luís do Maranhão não ser apenas uma cidade, mas uma pátria eminentemente histórica e de riquezas imensuráveis.

São Luís possui um charme todo especial. Localizada em uma ilha, a capital maranhense ainda guarda um glorioso passado histórico e é um manancial de cultura popular.

Conhecida como “Cidade dos Azulejos”, a cidade reúne o mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem civil da América Latina, com cerca de 5 mil casarões, sobrados e mirantes espalhados em ruas estreitas e ladeiras de paralelepípedos. Foi toda essa riqueza arquitetônica que fez a “Ilha do Amor” ser reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em junho de 1997.

Boa parte desses casarões se concentram na área da Praia Grande, principal ponto turístico da cidade. Dentre esses vários atrativos estão igrejas centenárias, como as da Sé, do Carmo, do Desterro, São João, Santo Antonio, entre outras. Outros pontos importantes e bastante visitados são das fontes do Ribeirão – famosa pelos seus túneis – e das Pedras, bem como o Palácio dos Leões (sede do Governo Estadual) e o Palácio Ravardiére (sede da administração municipal).

Essa vasta coleção de arquitetura colonial encapsula de forma bela a rica história, cultura e tradição da cidade. Cada edifício, com seu distintivo azulejo pintado à mão, é uma página viva da história, contando sobre o período colonial e a influência dos imigrantes que moldaram a cidade. As cores vibrantes e padrões detalhados desses azulejos adornam as fachadas dos prédios, proporcionando um cenário pitoresco e charmoso para todos os que visitam a “Cidade dos Azulejos”.

A área da Praia Grande, em particular, é um exemplo perfeito dessa riqueza arquitetônica. Aqui, os visitantes são recebidos por uma série de igrejas centenárias, cada uma com sua própria história e beleza arquitetônica única. A cidade também se orgulha de suas fontes históricas e palácios, como o Palácio dos Leões e o Palácio Ravardiére, que servem como lembretes do poder e da influência da cidade em tempos passados. Estes monumentos, além de serem pontos turísticos populares, também são locais de grande importância para a administração local, mantendo viva a conexão entre o passado e o presente da cidade.

A bela orla marítima complementa o cenário. As praias da Ponta D’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D’Água são um show na paisagem de São Luís, atraindo praticantes dos mais variados esportes radicais.

Outro atrativo é a culinária. Sem modéstia, é de tirar o fôlego! Localizada à beira mar, a cidade elegeu naturalmente os peixes e mariscos como principais ingredientes da sua gastronomia. Com o camarão são preparados pratos como a caldeirada e a torta de camarão. Há também o saboroso caruru, a peixada ao leite de coco ou um peixe frito e o arroz com cuxá, uma delícia que você não pode deixar de provar.

São Luís é também ritmo o ano inteiro. O que pode ser conferido em manifestações como o Bumba Meu Boi, o Reggae, o Tambor de Crioula e o Cacuriá, dança pra lá de sensual.

A bela orla de São Luís adiciona um toque de esplendor natural à já encantadora cidade. As praias de Ponta D’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho, e Olho D’Água são espetáculos à parte, atraindo entusiastas de esportes radicais e amantes da natureza. O som das ondas quebrando contra a areia e a vista do horizonte sem fim criam um ambiente de serenidade e aventura.

A culinária de São Luís é um reflexo direto do seu ambiente marítimo, com pratos que valorizam os peixes e mariscos locais. A influência da cultura indígena e africana na gastronomia local resulta em pratos únicos como a caldeirada, a torta de camarão, o caruru, a peixada ao leite de coco, e o arroz com cuxá. Estas delícias são imperdíveis para qualquer visitante da cidade.

São Luís é também uma cidade de música e dança. Durante todo o ano, a cidade pulsa ao ritmo de festivais e eventos culturais, como o Bumba Meu Boi, o Reggae, o Tambor de Crioula e o Cacuriá. Estas manifestações culturais são uma celebração da rica história e diversidade da cidade, e oferecem aos visitantes uma experiência autêntica e emocionante.

Conheça essa diversidade cultural! Você vai se encantar e se apaixonar!

Aproveite as ofertas do Cidades do meu Brasil e reserve agora seu pacote de viagem em São Luís do Maranhão! Se já reservou as passagens aéreas, encontre o melhor hotel em nosso site!

Deixe uma resposta