em ,

Saiba Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Human Resources Interview Recruitment Job Concept

Saiba Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Participar de entrevistas de empregos é sempre uma tarefa chata e cansativa. Além de toda preparação, o estresse causado muitas vezes pela necessidade de ser aprovado na entrevista pode tornar a experiência ainda menos agradável.

Contudo, existem maneiras de se preparar para uma entrevista de emprego que lhe darão a segurança necessária para garantir sua vaga na empresa. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, e em uma entrevista de emprego você só terá uma chance de deixar sua impressão.

Veja as dicas do Já Sabia sobre como se preparar para a entrevista de emprego, ser mais confiante e conseguir uma vantagem competitiva em relação aos demais candidatos.

Antes de efetivamente chegar à uma entrevista de emprego você precisa fazer uma preparação pré-entrevista que podem lhe ajudar a conseguir aquela vaga e estar melhor equipado para disputar uma posição com muitas vezes centenas de outros candidatos.

Estamos assumindo aqui que você já fez a preparação de rotina, estudou as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego, aprendeu sobre a empresa para qual você está aplicando e decorou as informações contidas em seu currículo. Veja agora quais são as estratégias restantes que vão lhe preparar para a entrevista.

Corte o Cabelo e Compre uma Roupa Nova

A boa aparência é uma parte fundamental da impressão que você deixa em uma entrevista, e ele começa com o seu cabelo e suas roupas Corte o cabelo uma semana antes da entrevista. Isso irá evitar que você tenha que marcar o cabeleireiro as pressas na semana da entrevista e lhe dá a chance de treinar novos estilos até a data da entrevista de emprego. Um terno novo vai lhe ajudar a se sentir mais confiante para a tarefa.

Caso não possa comprar um terno novo no momento, não se esqueça de levar seu terno para lavar e se possível compre uma gravata nova e de cores neutras. No caso das mulheres, um terninho básico e profissional com camisa branca são fundamentais.

Visite a Empresa

No dia anterior a sua entrevista, você deve fazer uma simulação da sua viagem ao local da entrevista. Faça o mesmo caminho que você fará exatamente na mesma hora em que for para ser entrevistado. Isso evitará surpresas desagradáveis e lhe permitirá planejar melhor seu tempo. Sempre chegue pelo menos 30 minutos antes da hora da entrevista, mas só chegue a recepção com no máximo 10 minutos de antecedência. Caso chegue muito antes espere um pouco até se dirigir à sala da empresa.

Pratique para sua Entrevista

Pratique em voz altas as perguntas que você já estudou e sua apresentação. Faça toda simulação como se estivesse na entrevista, se possível peça a um colega ou parceiro para lhe ajudar interpretando o entrevistador. Faça isso na manhã anterior a sua entrevista.

Descanse na Noite Anterior à Entrevista de Trabalho

Você já viu como um time se prepara para um campeonato? Eles treinam bastante e descansam na noite anterior ao jogo. Faça o mesmo. Um descanso na noite anterior à entrevista vai lhe ajudar a chegar mais relaxado e confiante.

Se Alimente Corretamente

Se alimente corretamente no dia da entrevista. Nada de comidas pesadas ou muito apimentadas, e corte o consumo de cafeína até 6 horas antes do tão aguardado momento. A cafeína pode lhe deixar mais tenso e alerta e lhe prejudicar na hora de responder as perguntas. Também evite a ingestão de muitos líquidos pouco tempo antes da entrevista, para não ter que se levantar para ir ao banheiro quando estiver sendo entrevistado.

Técnicas de Relaxamento para Entrevistas de Emprego

Horas antes da entrevista tire alguns minutos para relaxar. Desligue a TV, o som, vá para um ambiente com poucos ruídos e relaxe. Tire os primeiros dez minutos para relaxar sua mente, nos dez minutos seguintes visualize-se chegando à entrevista, confiante e preparado, nos dez minutos finais volte a relaxar, pense que você se preparou o suficiente para conseguir esta vaga e agora só precisa colocar em prática o que estudou.

Vá para a Entrevista

Chegou a hora de ir para entrevista. Procure não se estressar muito durante o caminho. Prefira músicas lentas e tranquilas, se possível vá ouvindo música clássica. Este tipo de música lhe ajuda a relaxar e colocar seus pensamentos em ordem.

Ao ser chamado para ser entrevistado seja simpático, mas firme, não seja muito pessoal, mas tente parecer o mais profissional possível.

Tenho certeza que seguindo estas estratégias esta vaga de emprego já está garantida.

Saiba quais Perguntas Mais Comuns em Entrevistas de Emprego

Dicas para conquistar sua vaga

Entrevistas de trabalho são sempre estressantes até para quem já está acostumado com elas. A melhor maneira de reduzir o estresse e ansiedade de uma entrevista de emprego é estar preparado para ela.

A maioria das pessoas não se prepara corretamente para responder perguntas em uma entrevista de trabalho.

Geralmente as pessoas pensam que as informações no currículo serão suficientes, mas na grande maioria das vezes as perguntas de uma entrevista de emprego vão muito além do que está no currículo. Veja abaixo a lista das perguntas que mais aparecem em entrevistas de emprego.

Veja também: Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Fale-me um pouco sobre você

Neste tipo de pergunta o entrevistador quer saber se você é confiante e sabe se comunicar bem. Procure falar sobre sua vida profissional mais do que pessoal. Não se alongue muito falando sobre seus hobbies. Ele quer saber quem é você profissionalmente.

Por que você saiu da sua última empresa

Se a empresa quebrou ou você foi cortado muitas vezes é importante explicar a razão. Se sua empresa cortou muitas pessoas e você foi incluído explique que isso não se deve ao fato de que sua posição não era mais necessária, apesar de você ser uma peça importante na empresa enquanto sua posição estava ativa na empresa.

Por que você está interessado nesta vaga?

Antes da entrevista faça uma extensa pesquisa sobre a empresa e liste os pontos importantes da empresa que lhe atraíram para a vaga.

O que você sabe sobre sobre a nossa empresa.

Mais uma vez. Pesquise sobre a empresa. Entenda com quem eles trabalham, o que eles fazem e qual a política da empresa para que você possa se mostrar adequado para vaga.

Conte-me sobre sua experiência na empresa anterior

Aqui o entrevistador busca entender como você via o trabalho na empresa. Evite a todo custo reclamar de gerentes, superiores e colegas de trabalho. Foque nos pontos positivos da empresa e na sua contribuição para o crescimento dela.

Conte-me sobre seus pontos fortes

Liste seus pontos fortes, mas não em detalhes, nem coloque tudo como seu ponto forte. Liste até 3 pontos fortes profissionalmente e como eles contribuíram para seu sucesso profissional.

Qual salário você deseja?

Evite discutir salário na primeira entrevista. Explique que você possui muitas qualificações que podem ser importantes para a empresa e está certo de que a empresa irá compensá-lo adequadamente.

Como era seu relacionamento com seu chefe e colegas de trabalho

Evite mencionar qualquer conflito que você tinha dentro da empresa. Novamente foque nos pontos positivos de sua experiência.

Quais eram suas responsabilidades?

Procure listar de 5 a 7 responsabilidades principais que você tinha na empresa.

O que você gostou ou não sobre o seu trabalho anterior?

Mais uma vez evite criticar pessoas quando for explicar o que você não gostava de seu trabalho anterior e prefira exemplificar com situações que certamente você não enfrentará nesta nova empresa. Sua empresa anterior era muito longe de sua casa e esta é mais próxima? Explique que o tempo que você gastava indo e voltando para o trabalho não lhe agradava.

Você já teve dificuldade em trabalhar com um gerente?

Lembre-se que a entrevistadora pode ligar para sua empresa para pedir referências. Se você teve algum conflito mais sério que possa ter causado sua demissão tente explicar seu lado da situação, mas sem buscar culpados. Simplesmente diga que você e seu gerente tinham visões diferentes e que talvez não fosse o mais adequado trabalharem juntos. Logo em seguida volte a mencionar as contribuições que você fez para a empresa.

Você tem alguma Pergunta?

Sempre que perguntarem se você tem alguma pergunta procure entender melhor o método de trabalho da empresa fazendo perguntas como: O que a empresa espera de um funcionário? Quais são as atividades desta posição?

Estudando estas perguntas mais comuns em entrevistas de emprego certamente você estará preparado para mostrar um bom desempenho e conseguir o trabalho. Não se esqueça de estudar as perguntas mais técnicas de sua profissão.

Deixe uma resposta