em

Conheça as facilidades proporcionadas pelo QR Code

Você com certeza já viu falar ou já usou o QR Code (Quick Response Code – Código de Resposta Rápida) seja para fazer um pagamento ou para acessar um conteúdo.

Ainda que pareça recente, o QR Code foi criado em 1994 pela Denso Wave, no Japão.

QR Code - Denso Wave - Japão

Trata-se de uma evolução do código de barras que existe desde 1970 e foi um passo muito importante para a identificação de produtos.

O que é o QR Code

O QR Code consiste em um gráfico 2D, que diferente do código de barras que utiliza somente uma dimensão (horizontal), também usa a vertical.

Por conta disso, ele pode ser lido pela câmera da maioria dos celulares.

A motivação por trás da criação do QR Code

QR Code x código de barras

Quando a Denso Wave, que é uma empresa do Grupo Toyota criou o QR Code o objetivo era facilitar a classificação de peças automotivas.

Mas, não demorou para ficar claro que esta ferramenta poderia ser usada para outros fins.

Assim, o QR Code foi aprimorado e usado para oferecer mais informações e, até mesmo, conteúdo exclusivo, pois possui grande capacidade de armazenamento de dados.

Por ser um código visual a única exigência do QR Code é ser lido de forma completa. Isto é, ele pode se apresentar de forma digital, física ou impressa. A grande vantagem é que ele leva quem vai utilizá-lo diretamente para onde se precisa, sem que seja necessário colocar endereços nos navegadores, por exemplo.

As principais utilidades do QR Code

De início o QR Code era muito usado para dispor conteúdo extra ao público. Assim, era comum encontrá-los em panfletou ou em revistas, por exemplo. Mas, este era um formato pouco atrativo, já que a maioria das pessoas não executavam esse tipo de ação.

Outro uso do QR Code é servir como suporte de compras, concedendo descontos e até mesmo facilidades para quem vai fazer o pagamento por este meio.

A possibilidade de uso que está sendo bastante praticada na atualidade é usar o QR Code para permitir que telespectadores comprem produtos anunciados em programas de TV. Esta é uma nova forma de marketing que tem dado muito certo, pois é feita no momento em que o consumidor está entretido com uma atração que goste.

A identificação de animais de estimação também tem se tornado outra utilidade para o QR Code. Em um pungente afixado na coleira é possível colocar todos os dados do pet, o que faz com que seja mais fácil ele ser encontrado no caso de se perder.

Os aplicativos como o WhatsApp usam o QR Code para que seja possível acessar sua versão para computador. Esta é uma forma de fazer a verificação dos dados com segurança.

Os aplicativos de venda de ingressos, como o Sympla, também usam os códigos para a emissão de ingressos que são validados por uma máquina com sensor apropriado no momento da entrada do evento.

As utilizações do QR Code são múltiplas e, assim como as outras tecnologias, tende a se expandir para facilitar a vida das pessoas.

Deixe uma resposta