em ,

Redação Dissertativa, Como fazer e Modelos Prontos

redacao-dissertativa-como-fazer-modelos-prontos
Saiba como fazer uma Redação Dissertativa

Tire suas dúvidas e veja nosso modelo de Redação Dissertativa pronto, para que você consiga se dar bem na criação de textos para os mais diversos fins.

Hoje em dia é fundamental para qualquer pessoa saber como fazer uma boa redação, a mais utilizada é a redação dissertativa, sendo ela empregada em provas de vestibulares, exames como o Enem, e até mesmo em entrevistas de emprego, por isso é importante saber como produzir um texto de qualidade mesmo que você não goste de escrever.

O primeiro passo para elaboração de um texto como a redação dissertativa é conhecer a língua portuguesa, isso mesmo, afinal, com as recentes mudanças no nosso idioma é preciso ficar de olho e saber empregar acentos e fazer o uso correto das palavras, e a melhor maneira de dominar isso é escrevendo texto, exercitando a mente e estudando o assunto, por isso acompanhe nossas dicas.

Como fazer uma redação dissertativa

Qualquer redação dissertativa ou não consiste numa estrutura básica, tendo conhecimento dela é possível escrever sobre qualquer assunto mostrando domínio e produzindo textos coerentes, desta forma você não corre o risco do texto se tornar cansativo e com muitas voltas.

A estrutura básica de uma redação é introdução, desenvolvimento e conclusão, porém, isso é uma maneira superficial de se pensar, pois a redação exige uma estrutura mais completa, veja abaixo cada um dos itens estruturais de uma redação.

Titulo – Parte importante da redação dissertativa o titulo, muitas vezes esquecido, deve ser uma síntese do que o texto representa, e a melhor maneira de chegarmos a um titulo coerente é criando-o ao final do texto, pois a mente está fresca e podemos chegar a ele mais facilmente.

Introdução – A introdução consiste em um breve resumo do que será abordado no tema, ou qual será a opinião defendida no decorrer da redação dissertativa, lembrando que a introdução deve ser concisa, não muito longa nem curta, que estimule o restante da leitura mas não entregue realmente o desenvolvimento do texto.

Desenvolvimento – O desenvolvimento na redação dissertativa representa os argumentos do texto, ou seja, aqui você deve explicar sobre o assunto ou defender uma ideia, inclua aqui todas as informações pertinentes ao tema, sempre empregando clareza.

Conclusão – Como o nome diz é a parte final da redação dissertativa, é aqui que você deve abordar seus pensamentos finais sobre o tema, respostas a perguntas que ficam no ar ou simplesmente uma solução para um problema como um todo.

Modelo de redação dissertativa

De olho no legado.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, começamos a compreender o legado que irá ficar para a população em geral, modernos centros de treinamentos, áreas para prática de modalidades esportivas e centros de treinamento estão sendo criados, mas o que realmente a população poderá utilizar ainda é uma incógnita.

Em suas campanhas de lançamentos e no período que o país angariava votos para poder sediar tanto a Copa quanto os jogos Olímpicos incansáveis vídeos foram apresentados a exaustão, neles as cidades sede eram retratadas com seus pontos turísticos e o Brasil como um todo era exemplo de modernidade, porém, o que temos notado é que não é bem assim.

De fato, o Brasil está em fase de conclusão de doze novos estádios que serão sedes da Copa do Mundo, e a cidade do Rio já começa a receber obras para as Olimpíadas de 2016, mas o que podemos notar é que o entorno destes estádios ainda estão sem projetos definidos, nossos aeroportos continuam lotados e mostrando que o país não tem condições de receber milhares de turistas.
Além disso, o Brasil mostra que realmente pode concluir os seus estádios até a data de inicio da Copa do Mundo, mas vemos e temos acesso a diversas denuncias de superfaturamento, irregularidades em obras e condições de trabalho precárias nestes estádios, o que mostra o famoso jeitinho brasileiro de concluir seus desafios, mas isso não é motivo de orgulho para ninguém.

O grande fato que vemos é que os vídeos de lançamento de cidades como sede destes eventos nada mais são do que uma grande maquiagem na realidade da população Brasileira, que não irá usufruir do legado deixado pelos eventos, pois a grande maioria da população não terá acesso aos modernos centros de treinamento ou estádios, a não ser pagando ingressos para ir assistir jogos e competições, além é claro, dos famosos elefantes brancos, estádios como o do Amazonas que não serão utilizados após a Copa, a não ser em jogos promocionais da Seleção Brasileira de futebol, ou seja, parafraseando o grande José Roberto Malia “A festa é deles, a conta é nossa”.

Redação feita por Paulo Macedo, com exclusividade para o Cidades do meu Brasil.

E você ainda tem duvidas sobre como fazer sua redação dissertativa? Não deixe de compartilhar sua opinião através do formulário de comentários abaixo.

Deixe uma resposta