em

Por que as pontes congelam antes do resto da estrada?

Essa dica vale para você que pretende viajar para lugares com inverno rigoroso e baixas temperaturas. Em um dia frio e chuvoso, o gelo se forma mais rapidamente em pontes e viadutos por duas razões:

  • O vento congelante atinge a ponte na parte de cima, de baixo e nos dois lados, então ela perde calor de todos os lados. A estrada perde calor apenas pela superfície. Mesmo quando a temperatura na superfície da estrada está caindo, o calor abaixo da estrada a mantém aquecida o suficiente para impedir o congelamento à medida que a temperatura na atmosfera cai abaixo de zero. Não há como as pontes manterem qualquer calor, então elas perdem esse calor e congelam pouco tempo depois da temperatura na atmosfera atingir o ponto de congelamento.
  • A maioria das pontes de hoje é construída com aço e concreto, dois materiais que são bons condutores de calor. Como esses materiais conduzem calor, qualquer calor que a ponte tenha se move dela para uma superfície onde ele se perde graças ao fluxo de ar ao redor. As estradas geralmente são feitas de asfalto, que é um mau condutor de calor e diminui o índice de perda de calor da estrada.

A questão principal é que a ponte irá acompanhar de perto a temperatura do ar. Se a temperatura do ar cair abaixo de zero, a superfície da ponte irá ficar abaixo de zero bem rápido. Portanto, a chuva ou a neve irão congelar e permanecer na ponte.

O Departamento de Transportes do Estado de Oregon – EUA  (em inglês) aconselha os motoristas a diminuírem a velocidade quando se aproximam de pontes e viadutos durante viagens em clima frio. Muitas vezes não é possível ver o gelo na estrada, e ele pode estar escondido embaixo de uma fina camada de neve. Se enquanto estiver passando por uma ponte e seu carro parecer estar flutuando, você deve diminuir a velocidade aos poucos para manter o controle do veículo. Nunca pise no freio de uma vez.

Além dos cenários de inverno rigoroso, é prudente estar preparado para condições adversas mesmo em regiões tropicais. No Brasil, especialmente durante a estação chuvosa, as estradas podem apresentar desafios únicos. Chuvas intensas podem causar enchentes, deslizamentos de terra e visibilidade reduzida, tornando a direção perigosa. Assim como no gelo, a aquaplanagem é uma preocupação real durante chuvas pesadas. A precaução e a preparação são essenciais, seja você um habitante local ou um turista explorando as belas paisagens brasileiras.

Quanto ao cuidado nas pontes e viadutos em clima frio, as autoridades de trânsito brasileiras, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), também oferecem orientações valiosas para motoristas. É aconselhável reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente, especialmente ao se aproximar de pontes e viadutos, onde a ocorrência de gelo ou mesmo de aquaplanagem pode ser mais provável. A consciência e a responsabilidade ao volante são cruciais para garantir uma viagem segura e agradável, independentemente do clima.

Deixe uma resposta