Passo a passo para tirar o passaporte

Antes de viajar para um destino internacional é preciso tirar o passaporte e para alguns países como os Estados Unidos, é obrigatório ter uma autorização, que conhecemos como visto americano. Já para visitar países que compõe o Mercado Comum do Sul (Mercosul), como Argentina e Chile, por exemplo, a cédula de identidade substitui o passaporte.

Separamos um passo a passo para você não ter dúvidas na hora de tirar o seu passaporte. Veja:

1 – Para iniciar o processo de emissão do seu passaporte, é preciso entrar no site da Polícia Federal, pelo endereço (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte), e preencher o formulário eletrônico.

2 – Depois de completar o formulário, será gerado um boleto, conhecido por GRU, que custa R$ 257,25 – valor do passaporte comum.

3 – No próprio sistema será preciso fazer o agendamento da data em que você irá até um posto da Polícia Federal colher as impressões digitais, entregar os documentos e tirar a foto. Confirme se a unidade que escolheu permite fazer o agendamento pela internet. Caso não aceite entre em contato por telefone para saber como proceder.

4 – Depois de agendar o dia e o horário, vá na data marcado até o posto de atendimento escolhido com o boleto pago (GRU), o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:

  • Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).
  • CPF, caso o número desse documento não conste na identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.
  • Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa da última eleição (nos dois turnos). Caso você não os tenha, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral e imprima a Certidão de quitação eleitoral.
  • Certificado de Alistamento Militar – para homens de 19 a 45 anos.
  • Certificado de Naturalização – apenas para naturalizados brasileiros.
  • Se tiver passaporte anterior, é preciso leva-lo (esteja ou não válido).

5 – Depois de entregar os documentos, chegou a hora de tirar a foto e colher as impressões digitais dos dez dedos das mãos.

6 – O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis). Mas o documento pode ficar pronto antes do prazo. Nesse caso, você vai receber um e-mail da PF informando que o passaporte já está disponível para retirar.

8 – É preciso ir retirá-lo pessoalmente e não se esqueça de levar o protocolo ou a identidade original. Caso o documento não seja retirado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

Espero que nossas dicas tenham ajudado. Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário