em

Paranapiacaba: arquitetura inglesa e muita história

A cidade de Paranapiacaba, distrito de Santo André,  tem sua origem ligada à fundação da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, uma das primeiras e principais construções ferroviárias do estado. Uma charmosa vila de arquitetura inglesa, que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade. Na cidade, os turistas tem contato com diversas atrações culturais e ecológicas. Também é conhecida por seu famoso Festival de Inverno. É o destino perfeito para um fim de semana a dois em um clima serrano, neblina constante e a apenas 65km do centro da capital.

Paranapiacaba teve grande importância para o estado de São Paulo na época áurea do café, pelos seus trilhos passaram grande parte da produção cafeeira, pois ligava a cidade Jundiaí à Santos.

Atrações Turísticas em Paranapiacaba

A cidade tem uma história rica, o que proporciona várias opções de passeios históricos e culturais. Seja com a família ou acompanhado da pessoa amada. Esta parte da cidade certamente te encantará, assim como já o fez com todos os turistas que por ela passam.

Um lugar que não pode deixar de ser visitado é a Vila Inglesa. Ótimo local para entrar em contato com a história local devido às casas inglesas originais ainda estarem preservadas ali. É possível conhecer a história dos moradores originais, como eles viviam, como as casas foram trazidas e montadas e como o local se tornou a famosa Vila Inglesa que é hoje. A Vila é praticamente uma viagem ao passado, fundada há mais de 130 anos. O local conta ainda com restaurante, para completar perfeitamente o passeio.

Continuando os passeios históricos, temos a Estação Ferroviária que, como dissemos, foi de grande importância para o nascimento da cidade. O local possui um relógio que é uma réplica do Big Ben de Londres e um amplo local onde estão armazenados diversos utensílios que guarneceram a ferrovia, entre eles: placas, maquinários, documentos, e até vagões de trem! A Estação é um dos locais mais recomendados pela população local para visitação dos turistas, e com suas vistas lindas é possível tirar fotografias impressionantes, que são realçadas pela névoa que é comum na região.

O ponto alto do turismo na cidade acontece no Festival de Inverno de Paranapiacaba. O evento acontece todos os anos, geralmente em Julho (confira as datas no site da Prefeitura de Santo André), e é sempre cheio de atrações, que acontecem em diversos pontos da cidade. Shows de importantes nomes da música brasileira, exposições de arte, feira de artesanato, especialidades gastronômicas. As ruas e praças ficam cheias, e o tempo frio dá o clima perfeito para o passeio. Programe-se para assistir a um show, passear pelas feiras e terminar a noite em um dos restaurantes, para completar um dia ou fim de semana especial.

A cidade de Paranapiacaba é uma ótima opção de passeio para quem deseja absorver toda a história do local e do estado de São Paulo. E, também para quem quer se desligar de tudo e aproveitar um tempo muito especial a dois, com direito a clima frio, névoa, hospedagens aconchegantes, vinho, gastronomia e romance. Vale a pena conhecer esse cantinho tão especial!

Museu Castelinho

Outro local histórico que você não pode deixar de visitar é o Museu Castelinho, a principal construção arquitetônica da parte baixa. No local é possível ter uma vista incrível da Vila Inglesa e do Pátio Ferroviário.

O museu tem peças da ferrovia e peças históricas da vila. Apresenta também uma exposição permanente da casa do engenheiro chefe da empresa São Paulo Railway Co., fundadora da cidade, uma maquete da cidade e banners que contam toda a história da cidade. Com uma equipe bem treinada no museu, a experiência se torna melhor ainda, aumentando a capacidade de aprendizado que o local fornece.

Pousada Shamballah

A cidade de Paranapiacaba é conhecida pela sua arquitetura inglesa, com toques rústicos e aconchegantes. Para uma experiência única em hospedagem é recomendado a Pousada Shamballah.

A pousada é um autêntico casarão inglês do século XIX, tombado pelo Patrimônio Histórico e que mantém suas características originais. O local é perfeito para se hospedar, pois é perto de tudo e assim pode-se desfrutar melhor a cidade.

A pousada conta com café da manhã completo, sala de conveniência com lareira, TV e aquecedor. Localizada no centro histórico da cidade, próximo a museus, restaurantes, passeios e trilhas, é uma ótima pedida para se hospedar com a família, sozinho e principalmente a dois.

Uma característica do local é que ele não possui suítes, pois o casarão mantém sua arquitetura original. A casa possui dois banheiros coletivos que são totalmente higienizados e constantemente limpos.

Caminho das Pedras

Outra pousada atraente é a Caminho das Pedras, também no centro de Paranapiacaba. Oferece quartos práticos e aconchegantes, com TV e banheiros com chuveiro. A pousada também oferece uma sala com TV coletiva. Funcionários com ótima disposição e sempre de prontidão são o diferencial do local. A pousada é perto da cachoeira Pontinha, local sempre visitado por todos os hóspedes.

Hospedaria Os Memorialistas

Continuando na tendência rústica, temos a Hospedaria Os Memorialistas, com seus quartos agradáveis, café da manhã saboroso e variado incluso. A hospedaria oferece uma gama variada de opções de lazer, como City Tour, caminhadas na serra de dia e à noite, trilhas com visitas a cachoeiras, rapel, tirolesas e expedição fotográfica.

Estação do Sabor

No mesmo tom rústico da cidade, Paranapiacaba tem diversos restaurantes para que os turistas possam se alimentar para ter energia para conhecer toda a história oferecida pela cidade.

Um dos restaurantes mais procurados por visitantes é o Estação do Sabor o Restaurante da Vovó. Restaurante com comida caseira muito saborosa, localizado em uma rua sossegada, com atendimento personalizado.

Nossa recomendação é a variedade dos produtos à base de cambuci, como o suco, a mousse e o sorvete, todos deliciosos e que merecem ser provados!

Um dos melhores custos benefícios da cidade, conta com uma bela vista da janela e uma varanda com mesas. Excelente para aquele jantar a velas para dois, ou para levar a família toda e provar a comida deliciosa.

Estação Cavern Club Restaurante & Wine Bar

Outro restaurante que vale a pena a visita é o Estação Cavern Club Restaurante & Wine Bar, localizado na vila inglesa da cidade junto à hospedaria dos Memorialistas. O restaurante não possui cardápio fixo, e sim pratos do dia, todos muito saborosos preparados pela famosa D. Zélia, conhecida por todos que frequentam o local. Destaque para o fato que todos os pratos incluem uma entrada, uma sopa e uma salada. A comida sempre saborosa merece ser apreciada com um bom vinho, e a carta de vinhos da casa não deixa a desejar.

Confraria do Cambuci

A Confraria do Cambuci é especializada na fruta local que vai no nome do estabelecimento, o cambuci. Com um local rústico, o restaurante oferece comida caseira saborosa, com uma equipe treinada sobre a história da cidade para os turistas mais curiosos. Destaque para a cachaça e sorvete de cambuci, que é o diferencial da casa. Ao passar por Paranapiacaba, não deixe de visitar o restaurante especializado na fruta da região.

Bar da Zilda

A cidade também oferece algumas opções para quem deseja relaxar e beber algo refrescante, e renovar as energias depois de um dia descobrindo Paranapiacaba.

O bar mais famoso da cidade é o Bar da Zilda, com ótima localização e atendimento. Possui ambiente externo e interno com grande variedade de bebidas que estão sempre geladas e porções fartas e saborosas. Destacam-se o licor e pinga com cambuci. O Bar da Zilda fica ao lado do Pátio da Estação Ferroviária e é o mais popular e mais frequentado pelos turistas e pela população local. Vale a pena sentar no ambiente externo, pedir uma cerveja gelada e apreciar a vista da Estação Ferroviária.

Padaria Vila Nova

Outro ambiente bastante frequentado por quem procura bebidas geladas é Padaria Vila Nova, com um ambiente agradável, equipe de garçons animada e bem treinada. A padaria conta com cervejas nacionais e importadas que estão sempre geladas. Local ideal para reunir os amigos ou visitar com a família. A casa oferece também receitas e bebidas com cambuci, ideal para quem quer entrar em contato com a cultura local.

Café Bar do Lyra

Um local famoso na cidade é o Café Bar do Lyra, que oferece mais uma opção aos turistas e residentes locais para encontrar aquela bebida gelada, com porções saborosas a um ótimo custo-beneficio e com atendentes rápidos e solícitos. Com ambientes internos e externos, o local é uma boa pedida para curtir o clima rústico da cidade.

Gostou das dicas? Gostaria de compartilhar outra dica conosco? Se quiser nos enviar uma foto, estamos no Instagram. Basta adicionar a #viajantebrasileiro à sua foto e faça parte do portal conosco.

Deixe uma resposta