Os melhores bairros de São Paulo para visitar nas férias

Os melhores bairros de São Paulo para visitar nas férias

Imagem: Pixabay

São Paulo é uma cidade superlativa, uma metrópole de muitas faces. Ao mesmo tempo, é o centro econômico mais importante do Brasil, é a capital da cultura na América Latina; com ofertas de lazer, conhecimento e entretenimento que não combinam com nenhuma outra. Uma cidade inovadora e de vanguarda, que preserva em sua arquitetura, artes e gastronomia, possui um passado composto pela mistura de mais de 70 nacionalidades.

Para quem deseja visitar a cidade nas férias, este momento é ideal. Afinal, a capital paulista está passando por uma grande transformação no uso de seus espaços públicos. A cidade era há muito considerada inimiga dos pedestres, sempre dando preferência aos carros. No entanto, nos últimos anos, isso está mudando para melhor!
Os parques e praças ganharam nova vida graças a alguns programas de desenvolvimento da cidade.

Muitos investimentos também foram feitos em tipos alternativos de transporte, como as ciclovias. Aos domingos, algumas avenidas importantes, como a Avenida Paulista e o famoso Minhocão, ficam fechadas para carros e tornam-se áreas de pedestres com uma rica mistura de usos.

Outro ótimo uso dos espaços públicos da cidade são os mercados ao ar livre , onde você pode encontrar basicamente qualquer coisa, desde antiguidades raras até comida de rua popular. Os melhores resultados são na Praça Benedito Calixto, aos sábados, e no mercado Bixiga, no Dom Orione, aos domingos.

São Paulo é a cidade mais cosmopolita da América do Sul

Para conhecer a cidade, apenas duas coisas são necessárias: uma mente aberta e a vontade de mergulhar nesta cidade que nunca dorme. Enquanto outras cidades do Brasil têm sua própria identidade e cultura locais distintas, São Paulo é uma cidade que pertence ao mundo.

Com imigrantes de primeira, segunda e terceira geração de todo o mundo, São Paulo é incrivelmente diversificada, com grandes comunidades de Portugal, Itália, Bolívia e Japão (São Paulo tem a maior população japonesa do mundo fora do Japão e a maior italiana fora da Itália), entre muitos outros.

Isso faz com que São Paulo pareça dezenas de cidades reunidas em uma, o que significa que sempre há algo para todos os gostos, especialmente se você pensa em ficar pela cidade e visitar um apartamento para alugar no Paraíso. Levando ao pé da letra, para quem gosta de toda essa energia que São Paulo representa, a cidade é muito próxima do paraíso mesmo!

A arte de rua brasileira única e expressiva

Por ser um dos maiores centros culturais da América Latina, São Paulo tem mais de cem museus, mas é nas ruas que os olhos dos visitantes capturam as cores das artes urbanas. São Paulo pode ser chamada de selva de concreto, no entanto, há uma abundância de arquitetura atraente para ser vista, e até áreas mais arrojadas e degradadas são trazidas à vida por grafites coloridos e instigantes. Para uma introdução ao grafite de São Paulo, visite o Beco do Batman, um dos pontos mais fotogênicos da cidade.

Comida para todos os gostos e bolsos

Diversificada e extremamente rico em gastronomia, São Paulo tem uma variedade invejável de restaurantes. Ter comunidades de imigrantes de todo o mundo significa que sempre existem inúmeras opções para refeições em São Paulo. Do chinês ao congolês, do português ao palestino, a lista é interminável. É claro que, sendo a maior cidade do país, São Paulo também atrai os melhores chefs do Brasil, que abriram restaurantes na metrópole, servindo os melhores alimentos que o país tem para oferecer, desde restaurantes com estrelas Michelin até pequenos botecos que oferecem lanches tradicionais emparelhar com as mundialmente famosas caipirinhas. Vale a pena conhecer a Vila Madalena e o Itaim Bibi!

A noite sem fim

A vida noturna de São Paulo é um retrato fiel da cidade: frenético, criativo e democrático. Esta é uma cidade que trabalha duro, mas joga ainda mais. Quando o sol se põe, São Paulo realmente ganha vida. Com bares em todos os cantos, desde os tradicionais botecos de buracos na parede até os pontos mais modernos da América do Sul, não faltam opções para um assento e uma cerveja gelada. Se você gosta de dançar, São Paulo é a sua cidade, com uma das cenas de clubes mais vibrantes e espontâneas da atualidade, de shows underground a festas charmosas de house music. Vale a pena visitar o bairro Cerqueira César, especialmente a Rua Augusta! Ou, quem sabe, considerar ficar em um apartamento na Bela Vista!

Vale à pena um passeio pelo museu do futebol brasileiro

Enquanto o futebol é o esporte nacional do Brasil, jogado e seguido em todo o país, São Paulo é o lugar para se visitar para qualquer verdadeiro fã de futebol. A cidade é grande o suficiente para receber três grandes clubes – Corinthians, Palmeiras e São Paulo – e os moradores levam o jogo a sério! A cidade possui quatro principais estádios de futebol, incluindo o Allianz Parque e a Arena Corinthians, o enorme Estádio do Morumbi e o belo estádio do Pacaembu, onde fica o melhor Museu de Futebol do país. Vale a pena conhece-lo, pois por meio de painéis interativos você poderá adentrar na história do futebol mundial e brasileiro, fazendo uma visita histórica por nossas maiores conquistas, craques e marcos representativos. O Museu do Futebol tem painéis de leds, é totalmente equipado com o melhor em tecnologia e universalidade para que o visitante tenha uma experiência inigualável. Fica no bairro do Pacaembu, e vale muito à pena receber sua visita!

Embarque numa jornada cultural

Certamente o MASP é o melhor museu de arte da cidade. Possui a melhor coleção de arte ocidental da América Latina e abriga fantásticas exposições temporárias de todo o mundo. Seu edifício, projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi, é uma das marcas arquitetônicas mais importantes da cidade. Ele possuía o maior espaço livre do mundo quando foi construído (1968).

Outro grande museu de São Paulo é a Pinacoteca do Estado . Abriga uma enorme coleção de arte brasileira e uma bela coleção de esculturas francesas do século XIX. O prédio do museu também é um marco: um edifício eclético inacabado em estrutura de alvenaria exposta, com intervenção contemporânea de Paulo Mendes da Rocha. Fica no bairro da Luz! Ali também, não deixe de conhecer a estação de trem da Luz, vale à pena fazer belas fotos por ali.

Se você gosta de arquitetura, vale a pena dar uma passada nos luxuosos bairros da capital paulista, dando uma conferida no valor que está para alugar apartamento nos Jardins. O bairro possui incríveis arranha-céus e um surpreendente status, mostrando que a dinâmica da capital paulista envolve todo tipo de gente, cultura e também poder aquisitivo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esta incrível cidade que é São Paulo e seus bairros e toda a sua diversidade, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!

 

Veja Também:

Deixe seu comentário