em

Viagem ao centro da Terra: A teoria da Terra oca

Você já ouviu falar na teoria da Terra Oca?

teoria da Terra Oca

A teoria é debatida na comunidade científica já há algum tempo e pressupõe que o nosso planeta é oco e que até mesmo há habitantes em seu interior.

No século XVII, Edmund Halley (1656 – 1742), um respeitado astrônomo britânico, foi o primeiro a levantar esta hipótese. Foi Halley quem fez os cálculos que previu a passagem de um cometa na Terra. Este cometa recebeu seu nome: Halley.

A possibilidade de haver habitantes no interior da Terra

habitantes no interior da Terra

Edmund Halley possuia fascínio pelo campo magnético da Terra e, em seus estudos, descobriu que o campo, com o tempo, apresentava ligeiras variações.

Esta constatação fez com que ele argumentasse que isso só seria possível caso houvessem diversos campos magnéticos.

Foi a partir daí que Halley passou a defender que a Terra era oca, o que seria uma explicação plausível para a variação do campo magnético.

Sendo assim, para Halley a Terra seria composta por quatro esferas que estavam localizadas uma dentro da outra.

Ele acreditava na teoria de que o interior da Terra é habitado e de que existe atmosfera luminosa no interior de nosso planeta. Ele acreditava também as auroras boreais são gases luminosos da atmosfera interna que estão escapando pela crosta terrestre.

Outras teorias sobre a Terra Oca

Outras teorias sobre a Terra Oca

Com o passar dos anos, outras teorias foram surgindo com base nas ideias de Halley.

O matemático Leonhard Euler (1707 – 1783) também acredita que a Terra é oca, mas ao invés do pressuposto de que há quatro esferas em seu interior, ele acreditava que só há uma camada oca.

Esta camada teria um sol de quase mil quilômetros de extensão, que ofereceria calor e luz aos habitantes do interior do planeta.

Tempos depois, o também matemático John Leslie (1945 – 2010) seguiu essa premissa, mas ao invés de um sol, ele acreditava que existem dois sóis na Terra Oca.

O norte-americano John Symmes (1780 – 1829) era também um dos grandes defensores da teoria da Terra Oca e acreditava que há duas entradas para o mundo interior nos polos terrestres, que possuem entre 6.500 e 9.700 quilômetros de diâmetro.

O governo dos Estados Unidos chegou a até mesmo enviar uma expedição à Antártida para encontrar essas entradas, mas nenhuma evidência de abertura foi encontrada.

Nessa expedição, descobriu-se que a Antártida era mais que uma região formada por uma calota de gelo gigante, mas que é um continente.

O mamute que teria vindo do interior da Terra

O mamute que teria vindo do interior da Terra

No século XIX, foi descoberto um mamute na Sibéria em muito bom estado de conservação. Com isso, Marshall Gardner, um defensor da Terra Oca, afirmou que isso se devia ao fato de o animal ter saído recentemente pela abertura do Polo Norte e morrido congelado.

Gardner também acreditava que outros animais já extintos em nosso planeta continuavam vivendo no interior da Terra e que os mongóis e esquimós também seriam um povo originário da Terra Oca.

Sociedade secreta relacionada à Terra Oca

Sociedade secreta relacionada à Terra Oca

Existe a teoria de uma sociedade secreta da qual diversos integrantes dos altos escalões do exército alemão nazista fariam parte. O nome dessa organização seria Sociedade Vril.

Há até mesmo a história de que Adolf Hitler teria enviado uma expedição à Antártida para fazer a exploração do mundo subterrâneo e descobrir e explorar a inteligência dos habitantes que lá viviam.

A ficção em torno da Terra Oca

A ficção em torno da Terra Oca

Com o passar dos anos, e já que nada de concreto foi descoberto pelos geólogos, sondas e imagens de satélites, a teoria da Terra Oca passou a ser vista como tema de ficção.

Neste contexto ficcional, o livro “Viagem ao centro da Terra“, do escritor francês Júlio Verne (1828 – 1905), é o mais famoso que explora esse tema e a existência de cavernas subterrâneas onde existiam vidas.

Deixe uma resposta