em

Lúcia Senna – Cantora Santarena em Botafogo

“Senta, se acomoda à vontade, tá em casa. Toma um copo, dá um tempo que a tristeza vai passar. Deixa pra manhã, tem muito tempo. O que vale é o amor que a gente tem no coração.” CARLOS COLLA e GILSON, “Verdade Chinesa”

Lúcia Senna, cantora santarena (paraense de Santarém) criada em Manaus e radicada há mais de 40 anos no Rio de Janeiro, reuniu em sua residência de Botafogo, em tarde agradável, o poeta e fotógrafo Sérgio Sampaio e o divulgador cultural, jornalista e também fotógrafo Fernando Moura Peixoto, para juntos elaborarem a divulgação do primeiro CD de Lúcia, “ERA SÓ ISSO QUE EU QUERIA DA VIDA…”, lançado no final de 2011.

Sérgio Sampaio – que participa do CD cantando em duo com Lúcia em duas músicas, “Beijo Sem” e “Noite dos Mascarados” – papeou muito, esboçou “releases”, traçou uma estratégia de “marketing” e ainda trabalhou com a cantora no computador.

Sérgio, “o poeta de Búzios” – admirador inconteste de Vinicius de Moraes (1913 – 1980) -, é famoso por seus acrósticos e se autodefine: “mero poeta por encomenda, não passo de um poetinha”. Torcedor apaixonado pelo Botafogo, fã incondicional de Garrincha (1933 – 1983), ele escreveu uma poesia – em acróstico, claro – para o filho Sérgio Augusto – que se ausentara – no verso de uma fotografia de um belo grafite de rua que homenageava Mané, o inesquecível “camisa 7 “, ponteiro-direito do Alvinegro e da Seleção:

“Só foi deixar-te em Praça Tiradentes, sem grades,
Encontrei poeta que escreve e inventa a luz,
Rara gente que Lúcia me dá do seu passado…
Grato, não indagas aonde vou, QUO VADIS
Imagino sequer te perguntar! Sei, reluz
O jogo sombras menos que o colorido dado.

Apenas entorta a VERDADE que disse acima,
Um anjo de pernas não retas, que nada rima,
Gostosa lenda brasileira, botafoguense,
Um presente pra ti e por mais que eu pense,
Sobra nenhum melhor, pois mereces o VOODOO:
Tendo Globo e Galvão Bueno à poltrona, é mui NON SENSE
O fato de enfrentares um BUS até Bangu!”

Foram tiradas muitas fotos de Lúcia Senna e de seu apartamento, decorado rusticamente com diferentes e coloridos artesanatos regionais ” casarios, galinhas d”angola, gatos, namoradeiras etc. Taurina, ela reflete bem as características do signo de Terra ” “obstinação, ordem, defesa, trabalho, conservadorismo e facilidade em adquirir coisas”.

O CD tem direção e gerência artística, produção, arranjos, programação instrumental e masterização de André Gonçalves. E a participação do Grupo de Cantoterapia Sonia Joppert (coro) em “Sonho Impossível”. Outras faixas do eclético repertório: “O Último Pau de Arara”, “Com Que Roupa”, “Desabafo”, “Grito de Alerta”, “Lei do Silêncio”, “Ne Me Quitte Pas”, “Antonico” e “Pescador”.

Fiz os registros fotográficos na tarde de 29 de janeiro de 2012. Na trilha sonora deste vídeo, Lúcia Senna interpreta “Verdade Chinesa”, de Carlos Colla e Gilson. O e-mail da cantora: luciasenacosta (no) gmail.com  E o site do poeta Sérgio Sampaio:  www.umpoetinha.com.br

Lúcia Sena aprovou com louvor o resultado:

“Fernando, que bela divulgação do meu/nosso CD. Tu és mesmo um batalhador incansável e sabes tudo sobre a arte de divulgar. Fiquei surpresa! Não imaginei que eu fosse curtir tanto! Já vi mais de três vezes e mostrei para o pessoal aqui. Vou enviar para a família e também para os amigos mais próximos. Realmente ficou muito bom. A casa ficou linda! A música foi muito bem escolhida e as fotos também. O texto está 100%. Foi um presente muito bacana que você me deu.

Achei interessante o termo que usaste no texto: “Cantora Santarena”. Ainda bem que desconheces o outro termo, muito usado para quem nasce em Santarém: MOCORONGO/A. Que horror (rsrsrsrs)!

Ficou muito bom mesmo e agora, certamente, o número de visualizações deve aumentar de maneira significativa. Quem diria que o meu CD ia ganhar o Brasil inteiro? E devo isso a ti e a tua criatividade! Valeu! ADOREI!

Texto enviado por Fernando Moura Peixoto (ABI 0952-C)

LÚCIA SENNA, CANTORA SANTARENA (Chez Lúcia Senna 2012)

Deixe uma resposta