em

IGREJA SANTA CECÍLIA E SÃO PIO X EM BOTAFOGO por Fernando Moura Peixoto

Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo.” (ATAS DE SANTA CECÍLIA)

Imagens da Igreja de Santa Cecília e São Pio X, localizada na Rua Álvaro Ramos, 385, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, feitas em 29 de fevereiro de 2012, antes da reforma externa por que passou.

 Criada territorialmente em 1966 – com a fusão da paróquia pessoal de São Pio X , existente desde 1956 – pelos Padres Scalabrinianos da Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu, uma comunidade internacional dedicada aos que migram. “Humilitas” (humildade) é o lema que caracteriza o estilo de vida e o serviço entre os migrantes. “As almas são conquistadas de joelhos”, apregoava São Carlos Borromeu (1538 – 1584).

Considerado o “Papa da Eucaristia”, Giuseppe Melchiorre Sarto, nasceu em 2 de junho de 1835, falecendo em 20 de agosto de 1914, aos 79 anos. Sucedeu a Leão XIII e pontificou de 1903 até sua morte. Dedicou especial atenção às crianças, teve estilo direto, firme, e denunciou desmandos à dignidade humana.

Pio X tinha por máxima “renovar todas as coisas em Cristo”. Foi o primeiro Papa (o 257º) a ser canonizado – em 3 de setembro de 1954 – depois de Pio V. “Um pobre pároco da roça” – em autodefinição -,  ele assim principiou seu testamento: “Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”.

Celebrada em 22 de novembro, Santa Cecília viveu no século III. Decapitada durante o reinado (222 – 235) de Alexandre Severo, foi uma das mais veneradas na Idade Média, a primeira a ser encontrada com o corpo intacto, em 1599. Mártir e perfeito exemplo de mulher cristã, construiu-se em Roma uma basílica em sua homenagem – a Santa Cecilia in Trastevere.

Em seu artigo “A Mulher na Composição Musical”, publicado em 22 de setembro de 1957, no antigo “Diário de Notícias”, a pianista, musicóloga e radialista MARINA MOURA PEIXOTO (1917 – 1975) afirmou que “a tradição aponta Santa Cecília entre as compositoras, talvez a primeira de todas. Dizem que só em música a Deus se dirigia. E se nenhum valioso documento comprobatório tenha sido exibido em favor desta atividade, é incontestável que dela fizeram a padroeira da Música. Atribuem-lhe peças sacras, vocais e instrumentais”.

“O santo é um homem que possui a graça de levar o mundo mais a sério do que ele o merece; tão a sério que o seu caminho para o céu passa precisamente por este mundo. Levar o mundo a sério é a lição dos santos.”

OTTO MARIA CARPEAUX (1900 – 1978), “A Cinza do Purgatório”

Música a cargo do DUO FOLIA. David Chew, violoncelo, e Nicolas de Souza Barros, violão, interpretam MEDITAÇÃO SOBRE O PRIMEIRO PRELÚDIO DE J. S. Bach – AVE MARIA, de Charles Gounod  (1818 – 1893).

Fernando Moura Peixoto (ABI 0952-C)

Deixe uma resposta