em

ARTE EM VIDRAÇARIA DE BOTAFOGO por Fernando Moura Peixoto

“A arte é uma ferramenta; os espíritos são os operários.”

VICTOR HUGO (1802 – 1885)

Uma visita a uma grande vidraçaria da zona sul do Rio de Janeiro pode levar-nos à descoberta de objetos interessantes, como pinturas de artistas pouco conhecidos que aguardam molduragem – óleos sobre tela, aquarelas, gravuras e reimpressões. E ainda, tapeçarias, painéis, pôsteres e fotografias, sem falar no material decorativo em vidro – espelhos, garrafas e também um imenso relógio que parece indicar que a vida passa, inexoravelmente, e ele marca o tempo que nos resta.

Fiz o registro do labor diário de empregados e patrões na firma Penta Vidro, especializada em colocação de vidros e molduras – inaugurada em 1984, na Rua São João Batista, 51, no bairro de Botafogo, zona sul carioca, de propriedade da família Silva – cujo patriarca, Felix Silva, mineiro de Governador Valadares, é um torcedor apaixonado pelo Alvinegro da Estrela Solitária. Captei também cenas singulares, como um intervalo para o lazer no computador (um joguinho de paciência) e um momento de descontração: uma merecida sesta após o almoço, já que ninguém é de ferro.

Um quadro no escritório chama a atenção por conter uma foto rara. As cantoras Maysa (1936 – 1977) e Elis Regina (1945 – 1982), abraçadas e sorridentes – provavelmente no início dos anos 1970 -, quando se sabe que na época disputavam o mesmo namorado. Mas atenção: o retrato é o xodó dos donos da empresa e não está à venda.

E outro, muito curioso, emoldura um pensamento do multiartista e inventor renascentista italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) – autor da famosa Mona Lisa -, de tradução meio complicada em português: “Ne Pas Prévoir C’Est Déjà Gémir” (em inglês, “Not To Anticipate Is Already To Moan”). Ou seja, quem não se prepara para uma determinada situação, já está se lamentando antes que ela venha realmente a ocorrer. Ou seja, prevenir é sempre melhor do que remediar um fato desagradável.

A fotografação aconteceu entre 2012 e 2013. Na trilha sonora, “Rua da Hera”, do músico e compositor dinamarquês Thor Backhausen, interpretada por Marcelo Salazar, percussão; Rildo Hora, harmônica; Ricardo Leão, teclados; Paulo César Barros, baixo, e Carlos, violão e solo de guitarra.

O vídeo é dedicado a Paulo César Oliveira (1953 – 2012), o “Seu Paulo”, funcionário dos mais antigos e muito querido na empresa Penta Vidro, falecido aos 58 anos de idade.

FERNANDO MOURA PEIXOTO (ABI 0952-C)

Deixe uma resposta