em

Descubra as opções turísticas de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro localizado no estado de Pernambuco., a 545 km da capital Recife.

O arquipélago é formado por 21 ilhas e rochedos de origem vulcânica que ocupam uma área total de 26 quilômetros, sendo 17 quilômetros ocupados pela ilha principal. As ilhas estão no Oceano Atlântico.

A descoberta de Fernando de Noronha

Acredita-se que a ilha foi avistada pela primeira vez entre os anos de 1500 e 1502. A sua descoberta é atribuída a uma expedição comandada por Fernão de Loronha.

Américo Vespúcio foi o primeiro a descrever o local em uma expedição feita entre 1503 e 1504.

Américo Vespúcio - Ilustração
Américo Vespúcio – Ilustração

Sendo a primeira capitania hereditária brasileira, o arquipélago sofreu diversas invasões de holandeses, franceses e ingleses, entre os séculos XVI e XVIII.

Em 1700, Fernando de Noronha se tornou a oficialmente, a partir de carta régia, dependência de Pernambuco.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o arquipélago se tornou território federal, sendo base para a Guerra, mas voltou para a administração de Pernambuco em 1988 e permanece assim até hoje.

O turismo em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é tido como o conjunto de praias mais bonitas do Brasil, entre elas destaca-se a Baía dos Porcos, Baía do Sancho e Praia do Leão.

Baía do Sancho - Fernando de Noronha
Baía do Sancho – Fernando de Noronha

O local também é um destino muito procurado por conta do mergulho nas praias do Cachorro, Boldró ou do Meio.

Praia do Meio - Fernando de Noronha
Praia do Meio – Fernando de Noronha

Entretanto, uma viagem para Fernando de Noronha é considerada de alto custo, já que as pousadas e restaurantes da ilha aplicam altos preços e ainda há taxas ambientais e do Parque Nacional Marinho.

A ilha funcionava até 1982 como área militar e somente nos anos de 1990 é que foi aberta ao público. Esses cuidados explicam a conservação do local, que é tombado como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.

A taxa ambiental é um ingresso que precisa ser pago ao ICMBIO e garante o acesso às praias do Parque Nacional Marinho, que são a Baía dos Porcos, Baía do Sueste, Praia do Leão, Atalaia e trilhas agendadas nesse local.

Praia do Leão - Fernando de Noronha
Praia do Leão – Fernando de Noronha

É preciso ainda pagar uma taxa de preservação ambiental por cada dia de permanência no local. No site oficial de Noronha é possível consultar os valores.

Os voos para Fernando de Noronha geralmente partem de Natal ou Recife e duram cerca 1h20.

Apesar da vila não ser grande, é um pouco inviável circular somente andando. Assim, é comum o aluguel de buggys para visitar as praias.

Ilha não permite o uso de objetos descartáveis feitos de plástico

Desde março de 2019 que o uso e a venda de plásticos descartáveis foram proibidos na ilha. A proibição é sujeita aos moradores, visitantes e estabelecimentos comerciais.

O primeiro descumprimento gera notificação, o segundo é passível de multa que pode chegar a até 15 salários mínimos.

O que fazer em Fernando de Noronha?

De beleza espetacular, Fernando de Noronha tem muitas opções, como passeios de barco, trilhas, surf, passeios de buggy, etc.

Contudo, o que você não pode deixar de fazer é o mergulho de cilindro, já que as águas da ilha são consideradas como um dos melhores lugares do mundo para a prática desse esporte.

Caso você não queira fazer o mergulho de cilindro, é possível mergulhar com máscara e snorkel nas belíssimas piscinas naturais. No mergulho, o visitante nada junto com peixes, corais, tartarugas e até mesmo pequenos tubarões.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Gostou dessa matéria?

    Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe uma resposta