O que fazer no Morro de São Paulo, na Bahia

Morro de São Paulo é um dos mais lindos e badalados destinos que a Bahia possui. Está localizado no litoral baiano, no Nordeste do Brasil, e é destino obrigatório para os viajantes que procuram relaxar ou aproveitar o verão com grande estilo.

 

Para chegar ao destino é necessário viajar até Salvador ou Valença e a partir daí ir de barco até a Ilha. É o destino certo para os foliões que pulam carnaval em Salvador e necessitam de descanso para repor as energias dos quatro dias de agitação.

Praias

A cidade conta com diversas praias, que são denominadas por números. As que ganham destaque, por estarem mais próximas do centro da Ilha, são a Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta. A Quinta, conhecida também com Praia do Encanto, é a mais isolada, preservada e tranquila.

Garapuá e Gamboa são duas vilas de pescadores que têm um clima especial, impossível não visitá-las e desfrutar das piscinas naturais que se formam durante a maré baixa, além da atenção e o tratamento especial que os moradores dão aos turistas. De Gamboa é possível realizar um passeio de barco que vai até a Ponta do Curral, uma praia deserta, recomendada para todos os turistas que queiram curtir um mar impressionante com um pouco de privacidade.

Mas Morro de São Paulo não é atrativa apenas por suas praias e águas cálidas. Por aí existem muitas opções de diversão noturna, além de uma gastronomia marcadamente regional.

Lugares para visitar

É imperdível apreciar a construção do Forte de Morro de São Paulo, cujo nome oficial é a Fortaleza de Tapirandu. O lugar é um dos pontos turísticos mais representativos do destino. Foi construído durante o século XVII e o visitante que contar com a sorte poderá, inclusive, ver golfinhos, durante a visita.

Outro espetáculo de Morro de São Paulo é um esplendoroso pôr do sol. Tanto do Forte como da famosa Toca do Morcego – bar ideal para tomar algo refrescante enquanto cai a noite -, é possível ver o momento exato em que o sol se esconde.

Mergulho

Para os turistas que pretendem estar em contato com a natureza, Morro de São Paulo é o paraíso. O lugar é bastante explorado por mergulhadores profissionais e amadores. Os locais indicados para os praticantes do mergulho com cilindro são: os corais de Itatiba, Itatimirim ou Camboa Velha. Para o snorkeling a Terceira e a Quarta praia podem ser uma ótima opção.

Noite

Morro de São Paulo também é famosa por proporcionar noites muito agitadas durante a alta temporada, regada de luaus e festas nas praias. Para começar a noite, os turistas podem ir à Praça Aureliano Lima, lugar onde se concentram os artesãos da Ilha. Diversos produtos, desde bijuterias a objetos de decoração, são comercializados no local. É um ótimo lugar para comprar lembrancinhas.

Uma das melhores épocas para quem pretende conhecer Morro de São Paulo é durante o verão, quando a ilha está repleta de turistas. Quem prefere tranquilidade e privacidade deve escolher outra época, evitando os meses de abril a julho que é quando chove mais. Quem gosta de animais marinhos deve escolher uma data entre os meses de julho a outubro, que é quando as baleias jubarte nadam pelos mares da região.

Um comentario

Deixe seu comentário