O que fazer em Ilha Grande, no Rio de Janeiro

o-que-fazer-em-ilha-grande-no-rio-de-janeiro

Situada na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, Ilha grande é o destino ideal para os turistas que gostam de estar em contato com a natureza. Com mais de 190 quilômetros quadrados de área protegida, Ilha Grande está repleta de praias, no total são 113, com características bem variadas, coincidindo apenas na calidez e limpeza de suas águas. Lá se encontram algumas das praias mais lindas do sudeste brasileiro.

A ilha é sinônimo de rusticidade. Para chegar nela é necessário ir até Angra dos Reis ou Mangaratiba e, a partir daí, viajar de barco, em torno de uma hora e meia. Lá não é permitido utilizar carros, uma clara tentativa de preservar a natureza que tanta beleza proporciona a esse destino.

As praias de Ilha Grande

É imperdível, primeiramente, curtir as mais belas praias da ilha, com destaque especial para a Lopes Mendes, Cachaçado, Lagoa Azul, Praia do Aventureiro, Lagoa Verde, Saco do Céu, Abraãozinho, Dois Rios e muitas outras. Cada uma delas apresenta uma particularidade diferente e o acesso a elas também pode ser uma aventura. Para chegar a algumas praias é necessário percorrer trilhas que passam dentro da Mata Atlântica, e em algumas delas é recomendável acampar.

Contato direto com a natureza

Vale lembrar que Ilha Grande não é um destino apenas para quem quer curtir sol e praia. Muito mais que pegar um bronze, quem visita esse destino procura realizar atividades que incluam estar em contato com a natureza.

Uma atividade interessante na ilha é fazer as trilhas que a recortam por todos os lados. Essa é a maneira de descobrir cachoeiras e riachos escondidos, ideais para um banho refrescante. Claro, para isso é necessário estar preparado fisicamente, pois existem trilhas curtas com pouca exigência e outras que podem durar horas de caminhada.

Mergulho

Outra opção imperdível em Ilha Grande é o mergulho. É a oportunidade ideal para conhecer a rica vida marinha que vive lá. Os melhores lugares para praticar o mergulho é a parte da ilha que está voltada para o continente. Para os mergulhadores profissionais se recomenda conhecer a Gruta do Acaiá, uma caverna inundada, com um jogo de luzes e cores que é um verdadeiro espetáculo.

A vida noturna em Ilha Grande

Quem quiser curtir a noite em Ilha Grande tem que se dirigir à Vila do Abraão. Uma típica vila de pescadores, onde se concentram os melhores bares e restaurantes desse destino. Por aí é possível desfrutar de uma noite regada a frutos do mar, bebidas refrescantes e muito forró.

Quando ir a Ilha Grande

O clima em Ilha Grande é bom durante o ano inteiro. Entretanto, durante o outono e a primavera o clima é mais ameno e não chove tanto, além disso, os dias costumam ser mais claros nessa época. Durante o verão, além da ilha estar repleta de turistas, pode chover no fim da tarde, complicando a apreciação do pôr do sol e, talvez, alguma saída noturna.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com os seus amigos e planeje agora sua viagem para esse paraíso. No Cidades do meu Brasil você encontra diversas ofertas de hotéis e pousadas em Ilha Grande. Aproveite!

Veja Também:

Deixe seu comentário