em ,

O Acre existe e surpreende muita gente

Embora digam que o Acre não exista, o estado é repleto de histórias e rico em recursos naturais e culturais. Situado em meio à floresta amazônica e é berço de grandes celebridades brasileiras conhecidas internacionalmente.

A autora Glória Perez, por exemplo, nasceu em Rio Branco, capital do estado, e escreveu novelas como o Clone, América, Caminho das Índias e a atual Salve Jorge. O maior produtor de borracha do Brasil também foi berço para a ambientalista e política Marina Silva, conhecida por suas lutas ambientais e sociais mundo afora.

Basta anunciar uma promoção para viajar a Rio Branco que começam as piadas sobre a existência do Acre. A cidade é pouco conhecida pelos brasileiros, mas é capaz de surpreender muita gente.

Obelisco do Acre
Obelisco do Acre

São várias as opções do que fazer em Rio Branco. Você pode conhecer construções históricas, centros culturais, museus, fortes, parques nacionais e aproveitar para se banhar nas mais diferentes cachoeiras.

Um lugar impossível de não visitar é o Calçadão da Gameleira, a parte mais antiga da cidade. O lugar é repleto de casinhas multicolores, uma ao lado da outra, que possibilita fotos incríveis. Aproveite para atravessar a Passarela Joaquim Macedo, o mais moderno cartão postal de Rio Branco.

Calçadão da Gameleira,
Calçadão da Gameleira,

A capital acreana nasceu aos pés da centenária árvore gameleira, que passou a ser um dos cartões postais mais famosos da cidade. A árvore continua no mesmo lugar até hoje e possui 20 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro.

No calçadão da Gameleira também é concentrado o agito noturno da capital. Os antigos casarões foram transformados em restaurantes e discotecas e lá passou a ser o ponto de encontro dos boêmios de Rio Branco. O ritmo que mais embala as noites da cidade é o forró.

Palácio Rio Branco
Palácio Rio Branco

Culinária

O Mercado Velho é o local indicado para experimentar o prato famoso da culinária acriana, a “baixaria”, que leva cuscuz com carne moída, ovos fritos e cheiro verde. Os moradores contam que o lanche é o preferido para recuperar as forças após uma noite de folia e é ideal para os famintos.

Mercado Velho
Mercado Velho

Com a mistura de tradições sulistas, paulistanas, nordestinas e indígenas surgiu uma culinária única, que junta a carne de sol – mais conhecida como carne seca – com o pirarucu, peixe típico da região.

Deixe uma resposta