Medidas padrão do cartão de visita gabarito e dicas

Medidas padrão do cartão de visita

A medida padrão do cartão de visita costuma ser de 9 x 5 centímetros, porém há outros padrões de cartões que também são comumente usados, como o 9 x 5,5 cm, por exemplo. Porém, há pessoas que preferem usar o tamanho 8 x 4,5 cm, já outros preferem usar o 8,6 x 5,4 que é o mesmo tamanho de um cartão de crédito.

Uma coisa que conta muito é saber em que gráfica será feita o cartão, pois há vários tipos de máquinas, e as dimensões variam de acordo com o corte para que seja economizado o maior quantidade de possível de papel. Por isso peça o as medidas ou o gabarito cartão de visitas antes de começar a fazer a arte para não precisar mudar o tamanho posteriormente.

É importante prestar atenção na área do corte do papel, o espaço de escrita tem que ficar com uma sobra de alguns milímetros para que não seja cortado nada de importante, conforme podemos ver no exemplo acima, que mostra o limite para o texto e arte. Por isso a arte de fundo também tem que ser levado em conta, e é claro, também o logotipo, ou alguma imagem importante.

Veja também um exemplo de especificação técnica de uma gráfica profissional:
– Tamanho: 90×54mm (255×153 pixel)
– Com margem de corte 1mm: 92×56mm (261×159 pixel)

O software mais usado para fazer a arte é o Corel Draw, mas se a pessoa não usa esta ferramenta, pode usar outros softwares existentes no mercado e até em programas gratuitos que podem ser baixados downloads na Internet para fazer o cartão de visitas.

Caso a pessoa não tenha condições imediatas de fazer um cartão de visitas profissional, seja por uma questão de urgência ou financeira mesmo, o cartão pode ser feito em casa, mas sugerimos que assim que possível faça um em uma gráfica, pois o custo x benefício compensa muito. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, por isso é importante mostrar capricho neste primeiro contato que pode representar bons negócios no futuro.

Exemplo gabarito cartão de visita:

Dicas para fazer um cartão de visitas profissional:
• Contrate designer para fazer a arte
• Imprima em uma gráfica
• Inclua as informações básicas
• Verifique se não há nada escrito errado
• Não coloque muitas informações ou figuras para não poluir
• Dê destaque ao nome (pessoa física ou jurídica)
• Use a criatividade
• Tome cuidado com as cores que vai usar
• Deixe espaço para escrever algo no verso

Breve colocaremos alguns exemplos onde é usado a criatividade no design dos cartões.

Deixe seu comentário