Ilhéus, a cidade romance da Bahia

Ilheus

Ilhéus é considerada a “Cidade Romance da Bahia”. Talvez seja pelo famoso escritor romancista Jorge Amado, que tem seus livros internacionalmente conhecidos, como: Gabriela Cravo&Canela, Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste, Capitães de Areia, dentre inúmeros outros .

Possui 100 quilômetros de praias de areias brancas e conta com uma temperatura média anual de 24ºC, o que também convida ao romance. Fundada em 1534, Ilhéus está localizado entre o oceano e a Mata Atlântica no litoral sul da Bahia, é uma das principais cidades desse Estado. Considerada um dos points do surf no Nordeste brasileiro, tem também aguas calmas, como as praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel, as preferidas de turistas e nativos.

Ilhéus também é famosa pelas suas plantações de cacau, seu apogeu aconteceu no inicio do século 20. Foi responsável pela prosperidade da cidade, o que influenciou a arquitetura luxuosa e exuberante.

Por tudo isso, indo a Ilhéus não deixe de conhecer além das praias, a histórica arquitetura de seus palacetes e casarões dos barões do cacau, dentre os quais destacamos o Palácio Paranagua, Palacete Misael Tavares, Museu do Cacau e o Theatro Municipal de Ilhéus, bem como as fazendas, onde até hoje se produz o chocolate puro da Bahia. Na Fazenda Yrere, você conhece a história, a produção e no final ainda degusta o puro chocolate, tentador não é?

Até o final da década de 70, o Brasil era o segundo maior produtor de cacau mundial, com aproximadamente 350 mil toneladas/ano. Depois da chegada do fungo “vassoura-de-bruxa”, que devastou plantações nas cidades baianas, principalmente em Ilhéus e Itabuna, houve uma queda brusca, levando o país a importar cacau. Após anos de pesquisas, o Brasil vem se recuperando e hoje ocupa o sexto lugar no ranking mundial, sendo responsável por aproximadamente 5% da produção total. A Costa do Marfim é o maior produtor do planeta, com aproximadamente 40%.

Antigos pontos de encontro como o Bar Vesúvio e o Bataclan, onde reuniam-se os ricos comerciantes da época do cacau, até hoje mantém-se de pé, ambos são mencionados nas obras do filho adotivo Jorge Amado.

Em Ilhéus, visite a Estrada Parque, a primeira rodovia ecológica do país, com praias selvagens, cachoeiras e manguezais.

Deixe sua resposta!