em

Redação Narrativa: Modelos Prontos e Como fazer a sua

Veja como fazer uma ótima Redação Narrativa, aprendendo quais são os elementos básicos e a estruturação de uma narração, veja também um modelo pronto para que você use como inspiração.


Chegou a hora daquele exame ou até uma entrevista de emprego e você percebe que no final existe um campo e uma solicitação para que você faça uma redação narrativa, mas redação não é tudo igual? Não, existem diferentes tipos de redação, ela pode ser narrativa, dissertativa ou descritiva, cada uma com uma característica especifica, por isso é preciso conhecer os diferentes tipos para que você não se dê mal na hora de redigir o texto.

Já falamos anteriormente aqui sobre como fazer uma redação dissertativa, e hoje vamos explicar um pouco mais sobre a redação narrativa e daremos um exemplo no final do texto para que você consiga tirar todas as suas duvidas e possa se dar bem na hora de escrever sua própria redação.

Antes de mais nada é preciso falar mais uma vez que para escrever bem é preciso conhecer a língua portuguesa, pois muitos testes descontam pontos por erros gramaticais e até de concordância, e a melhor maneira de conseguir escrever bem e conhecer a língua portuguesa é lendo, por isso, não deixe de ler bastante, esta é uma das melhores maneiras de aproveitar seus pontos fortes e produzir bons textos.

Como fazer uma redação narrativa

Na redação dissertativa é predominante o argumento, embasado em pesquisas e conhecimentos gerais, já na narrativa o autor deverá descrever uma ação ou um conjunto de ações, desta forma antes de começar o texto o melhor é definir quem serão os personagens, o cenário, o tempo e o enredo da trama.

A narrativa na redação vem de narrar, que por sua vez vem de contar, neste caso um acontecimento ou um fato, e para ilustrar ainda mais e prender o leitor na sua redação narrativa, quanto mais descrições você conseguir transmitir sobre o personagem, o cenário e o tempo melhor.

A estruturação da redação narrativa se dá como a dissertativa, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, abaixo você vê como cada uma é representada no texto:

Introdução – É aqui que você irá situar o leitor, falando do personagem, do cenário e do tempo.

Desenvolvimento – Como o nome diz você deverá desenvolver sua narração, ou seja, falar sobre o enredo e preparar o leitor para o ápice, ou conclusão.

Conclusão – Aqui é onde você deverá esclarecer todos os acontecidos e dar um desfecho a sua trama.

Sabendo disso é hora de prepararmos o ambiente de nossa redação narrativa, lembrando que ela pode ser romântica, dramática ou até mesmo humorística, a questão é fornecer os elementos ao textos, como vemos exemplos de cada um deles abaixo:

Narrador – Neste caso você, que é quem deverá contar a história ao leitor.

Personagem – Pode ser único ou envolver vários personagens, com protagonistas e antagonistas, existem também os personagens secundários, o ideal é que para começar você centre sua narração em apenas um personagem.

Espaço ou cenário – Onde acontece a trama? Em uma floresta? Um navio? Ou seja, é onde se passa seu conto.

Tempo: Aqui você deverá descrever qual o intervalo de tempo que os fatos ocorrem, dias, meses, horas, semanas? Quem manda é você, este tempo pode ser psicológico (sem exatidão) ou cronológico.

Modelo de redação narrativa

Agora que você aprendeu como fazer uma boa redação narrativa é hora de ver nosso modelo, lembrando que este modelo é apenas para fins de pesquisa, sendo que você deverá produzir seu próprio texto.

Bianca e o grande problema.

Bianca era uma jovem prestes a atingir a maioridade, para financiar seus estudos em uma grande universidade de sua cidade, desde cedo a jovem teve que buscar um emprego, porém, com o mercado em crise tudo que Bianca conseguiu foi em uma central de telemarketing, resolvendo problemas dos clientes de uma grande empresa de computadores. Logo em seu primeiro dia vem a primeira situação complicada, quando um cliente entrou em contato já bastante exaltado querendo solucionar seu problema, logo no primeiro contato Bianca já sabia que teria um atendimento complicado, e o pior, seu supervisor fiscalizava tudo na grande central de atendimento da empresa.

Era inicio da manhã e com muito bom humor devido ao seu primeiro dia de trabalho Bianca atende sua primeira ligação:

– Central de Atendimento, Bianca Cristina, bom dia!

Sem nenhum cordialidade o cliente já revela seu problema para a atendente.

– Bianca, quero uma solução imediata ao meu problema ou entrarei em contato com a administração.

Bianca já tremendo e com medo de receber uma avaliação negativa logo no seu primeiro dia tentou resolver o problema do cliente.

– Tudo bem sr., tentarei solucionar o problema agora mesmo, em que posso ajudar?

– Meu computador não funciona. Disse o homem do outro lado da linha.

– Ok, o senhor consegue ligar o computador ou ele nem dá sinal? Perguntou pacientemente a jovem.

– Não, ele não liga, eu aperto o botão e ele não funciona, nenhum barulho nem nada, quero uma solução imediata.

Bianca já em pânico não sabia o que fazer, tentou realizar testes remotos no computador do cliente mas de nada adiantou, relutantemente a jovem pediu ajuda ao seu supervisor que, por sua vez, não conseguia realizar nenhum procedimento na maquina do cliente.

Passaram-se mais de 15 minutos entre perguntas e respostas, e o cliente cada vez mais exaltado, já a ponto de ofender Bianca e questionar suas capacidades o clientes avisou:

– Olha Bianca, chega, vou entrar em contato com a administração!

Em um ato de desespero Bianca perguntou:

– Sr. quando foi a ultima vez que o computador funcionou?

Eis que responde o cliente com um tom de voz bastante exaltado:

– Foi ontem durante o dia quando a faxineira estava limpando o escritório, e…

– Senhor, o computador está ligado na tomada. Interrompeu Bianca inocentemente, não imaginando que essa poderia ser a causa do grande problema.

– Bom, deixe me ver… (respondeu o cliente)

Minutos se passaram e o cliente nada mais falava, até que Bianca perguntou:

– O senhor já verificou?

Do outro lado da linha uma surpresa:

– Tu… tu… tu… (de tamanha vergonha o cliente desligou o telefone).

Foi assim que Bianca percebeu que nem todo grande problema precisa de uma grande solução, as vezes a resposta está bem embaixo do nosso nariz.

  •  Modelo de Redação Narrativa produzida por Paulo Macedo.

10 Dicas para Fazer uma Redação Nota Dez

redação está presente em diversas situações, como entrevistas de emprego, concursos, vestibulares e provas diversas e em sua grande maioria ela é responsável por boa parte da nota por isso é muito importante fazer uma redação nota dez, mas você realmente sabe como escrever e expor seus pensamentos no papel?

Hoje trazemos há vocês uma lista com 10 dicas para fazer uma redação nota dez, claro, que a nota vai depender do seu empenho, treinamento e estudo sobre o tema abordado e aspectos da boa escrita, mas não se desespere com nossas dicas fica mais fácil estudar e assim se tornar um expert no assunto.

Aprenda a fazer a Redação nota dez
Aprenda a fazer a Redação nota dez

10 dicas para fazer uma redação nota dez

Separamos nossas dicas em tópicos, assim fica mais fácil para você ver em que pontos tem mais dificuldades e se concentrar neles, mas claro, não vale deixar nenhum ponto de lado pois são todos de suma importância para que você produza bons textos e tenha boas notas nas avaliações.

De olho no modelo da redação

A primeira coisa que deve fazer é ficar de olho no tipo de redação que irá escrever, isso porque uma redação pode ser narrativa ou dissertativa, já falamos aqui sobre cada um deles, explicando todos os aspectos e obrigatoriedades sobre estes textos, inclusive temos bons modelos para você se basear, veja abaixo.

Aproveite nossos modelos para tirar suas dúvidas e aprender a utilizar todos os elementos que devem estar presentes em uma redação nota 10.

Tenha calma

Mantenha a calma e a concentração
Mantenha a calma e a concentração

Muita gente quanto se depara com uma redação começa a ficar nervoso, esse é um grande problema, pois nestes casos os pensamentos tendem a fugir e você pode acabar não conseguindo transferir para o papel tudo aquilo que deseja, por isso, respire fundo e procure manter a calma, afinal, a redação não é um bicho de sete cabeças.

Organize suas ideias

Depois que souber o tema da redação você precisará organizar suas ideias, uma boa dica é pegar uma folha de rascunho e definir em tópicos tudo que lembra do texto que deseja escrever, depois disso é só ir organizando estes tópicos em ordem cronológica, se aplicável, e começar a colocar em prática a sua redação.

Um bom escritor é um bom leitor

A redação nota dez precisa ter começo, meio e fim, como qualquer tipo de texto, mas para conseguir ter consistência no texto é preciso conhecer um pouco o assunto, não é preciso ser um expert, porém, se você não souber nada sobre o tema a tarefa fica um pouco mais complicada, no geral o tema da redação é definido previamente e consiste em um tema atual e que está na mídia, desta forma ler jornais e acompanhar as principais noticias do Brasil e do mundo é importante.

Saiba o que está escrevendo

Além de conhecer o tema que está sendo abordado na sua redação é importante também que você saiba as palavras que está usando, isso costuma ocorrer com frequência, as pessoas se empolgam na hora de colocar o texto no papel e procuram utilizar uma linguagem mais rebuscada e acabam por se atrapalhar, por isso, procure fazer o básico, nada de usar palavras difíceis só para impressionar quem estiver corrigindo, o básico é suficiente.

Dê olho na ortografia

Conhecer a língua portuguesa é de suma importância
Conhecer a língua portuguesa é de suma importância

Além de evitar palavras difíceis é preciso também conhecer o básico da língua portuguesa, principalmente conjugação verbal e utilização de acentuação e pontuação, já dizia um professor meu “na duvida utilize a vírgula”, desta forma me tornei uma pessoa que até peca na hora de utilizar esse tipo de pontuação, mas antes errar pelo excesso do que pela falta de vírgulas que pode comprometer o entendimento do texto, o ideal é revisar cada frase escrita e ver se ela realmente tem sentido.

A questão da caligrafia

Desde pequeno fui obrigado a melhorar minha caligrafia, sofri nos primeiros anos escolares tentando melhorar a forma da minha letra e confesso que ainda hoje ela não é das melhores, porém, em redações  procuro caprichar na letra, isso porque quem irá corrigir a redação não terá muita paciência para tentar entender o que está escrito, por isso capriche na caligrafia, afinal, não adiante um ótimo texto se ninguém entende o que está escrito lá.

Procure saber antes qual é o tema da redação

Saber o tema é meio caminho andado

Muita gente se queixa que não consegue colocar no papel os pensamentos na hora de escrever uma redação nota dez, porém, na maioria dos casos o problema está no domínio do texto, já dissemos isso acima, mas devemos reforçar. Em muitos casos o tema da redação pode ser conhecido previamente, nestes casos estude e leia muito a respeito.
Caso a redação seja para um concurso ou até mesmo para o Enem procure saber como foi a redação nas provas anteriores, assim você consegue ter uma noção do tipo de tema que será abordado, caso seja conhecimentos gerais procure ler todas as notícias de destaque nos meses que antecedem a prova, como por exemplo “gastos da Copa” e “manifestações no Brasil”, estes dois temas são atuais e hoje estão sendo usados em diversas provas.

Treine, treine muito pequeno gafanhoto

O treino leva a perfeição, neste caso leva a redação nota dez

Isso mesmo, a pratica leva a perfeição e isso se aplica também na redação nota dez, quando mais treinado você estiver melhor será seu desempenho, ou seja, procure criar textos com temas aleatórios. Peça para amigos avaliarem e darem a sua opinião, caso tenha acesso peça para um professor ajudar na correção de suas redações, assim, você poderá saber como está seu desempenho e poderá corrigir os pontos que mais tem dificuldade.

Se estiver difícil procure ajuda

Admitir a dificuldade e procurar ajuda não é vergonha para ninguém
Admitir a dificuldade e procurar ajuda não é vergonha para ninguém

Se mesmo com todas essas dicas você ainda estiver encontrando dificuldades para desenvolver a redação nota dez procure ajuda de um profissional, aulas de reforços com professores particulares são ótimas para que você treine e aprenda melhor como escrever um bom texto e uma excelente redação.

✔ Os principais conteúdos de gramática com foco na redação do Enem. ✔ Como apresentar o tema e a tese de redação, com estilos e exemplos de redação nota 1000. ✔ Temas como: argumentação, interdisciplinaridade, citações e método científico. ✔ Passo a passo: introdução, desenvolvimento e conclusão com exemplos reais de redação nota 1000. ✔ Estrutura da redação, estratégias e muito mais.

E você conseguiu escrever a redação nota dez? Onde está encontrando mais dificuldades? Utilize os comentários abaixo e deixe sua mensagem e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Deixe uma resposta