em

Normas da ABNT para Monografia, Tcc e Trabalhos Acadêmicos

Normas da ABNT para Monografia, Tcc e Trabalhos Acadêmicos
Normas da ABNT para Monografia, Tcc e Trabalhos Acadêmicos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável por padronizar uma série de itens, que variam da construção civil passando também por trabalhos e documentos.

Desta forma quando elaboramos trabalhos acadêmicos ou simplesmente queremos dar um ar mais profissional aquele nosso trabalho escolar devemos consultar as Normas ABNT.

Quando falamos de trabalhos e normas ABNT devemos considerar que estas normas tem como objetivo padronizar tanto formato, quanto tipo, margens, parágrafos e disposição de itens no documento.

Seja ele um trabalho simples, uma monografia ou um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), conhecer estas normas é obrigação de qualquer universitário, porém, são tantos detalhes que as vezes esquecemos alguns deles, por isso hoje trazemos as normas e regras para que você possa montar seu trabalho.

Conheça as normas ABNT para trabalhos Acadêmicos

Claro que devido ao curto espaço e para não deixar nosso texto extremamente longo e cansativo iremos apresentar as normas ABNT de forma resumida, para que você possa montar seu trabalho de forma rápida e simples.

Normas ABNT para Trabalhos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável por padronizar trabalhos e documentos

Para facilitar dividimos nosso artigo com as normas ABNT por tópicos, porém, se você necessitar de um arquivo mais detalhado sobre o tema sugerimos que utilize o documento disponibilizado pela Uninove clicando abaixo:

Acessar Normas ABNT Uninove

Agora podemos apresentar nossa versão resumida das Normas ABNT dividida por tópicos.

Digitação ABNT

As regras da ABNT padronizam o tamanho das fontes utilizadas em 12, além disso, a tipografia a ser utilizada é Arial ou Times New Roman, além disso, você deverá utilizar espaçamento 1,5 entre linhas e termos estrangeiros e científicos devem apresentar a grafia itálica.

Impressão de trabalho pela ABNT

A impressão de qualquer trabalho seguindo as normas da ABNT deve ser feita em papel formato A4, para uma maior qualidade no seu trabalho você poderá utilizar diferentes tipos de folha como o couché que é um pouco mais grosso.

Margens ABNT

As margens utilizadas são 3 cm para as margens superiores e esquerdas e 2 cm para margens direita e inferior.

Numeração das páginas pela ABNT

Todas as páginas devem ser numeradas, com exceção das páginas de introdução, e para a numeração que deve estar no canto superior direito da página deverão ser utilizados algarismos arábicos.

Estruturação de trabalhos nas normas ABNT
Estruturação de trabalhos nas normas ABNT

Estruturação de trabalhos nas normas ABNT

Além das regras descritas acima os trabalhos que seguem as normas ABNT devem ainda apresentar uma estruturação fixa, ou seja, para qualquer trabalho você deverá utilizar esta estruturação, principalmente para TCC ou Monografias, veja cada um dos itens explicados.

Capa ABNT

A Capa deve conter o nome da instituição de ensino, seja ela escola ou universidade, o local e a data, o titulo e o nome do autor ou autores do trabalho.

Página de Rosto

Na pagina de rosto você deverá fornecer as informações de identificação do seu trabalho, ou seja, titulo, nome do autor, nome da instituição, informações sobre a disciplina, turma, período, local, data e professor orientador do trabalho.

Ficha Catalográfica

Deve ser impressa no verso da folha de rosto, na parte inferior da ficha catalográfica você deverá fornecer informações para catalogação do trabalho.

Folha de Aprovação

Deve-se deixar uma folha em branco para que a banca examinadora possa preencher com informações sobre o trabalho.

Epigrafe

A epigrafe é utilizada para que o autor do trabalho deixe citações ou pensamentos que embasaram a confecção ou inspiraram a elaboração do trabalho.

Dedicatória

O autor ou autores devem utilizar esta página para deixar homenagens ou agradecimentos a pessoas que ajudaram na confecção do trabalho.

Sumário

No sumário deve-se numerar os capítulos do trabalho, onde serão indicadas as páginas iniciais de cada capitulo.

Resumo

O próprio autor deverá fornecer aqui um resumo do trabalho destacando pontos importantes, objetivos, conclusões e resultados esperados.

Introdução

O assunto a ser abordado no trabalho deverá ser apresentado de forma direta e objetiva.

Desenvolvimento

O trabalho como um todo faz parte do desenvolvimento.

Conclusão

Neste ponto você deve fornecer sua conclusão, desfecho ou resultados apresentados sobre o tema abordado no trabalho.

Abstratact

Um resumo do trabalho na língua inglesa.

Anexos e apêndices

Qualquer documento ou informação que poderá complementar o trabalho mas não se encaixa no desenvolvimento do mesmo.

Referencias Bibliográficas

Deve-se informar qualquer material que foi utilizado na pesquisa, seja livro, revista ou site na internet. Elaboramos um texto somente sobre como montar uma bibliografia ABNT veja abaixo.

Notas de Rodapé

As notas de rodapé tem como objetivo esclarecer informações e considerações que não estão explanadas no texto.

Deixe uma resposta