em

Diferença entre Licenciatura e Bacharelado

Para você que deseja se informar, Licenciatura e bacharelado são termos designados para caracterizar modalidades de curso de graduação (Ensino Superior). Muitas pessoas não sabem qual a sua vocação. E para isso é fundamental saber qual a diferença entre licenciatura e bacharelado. A partir disto, você pode direcionar melhor seu caminho e seguir sua profissão.

O que é Licenciatura?

A licenciatura é ensinar técnicas para formar profissionais aptos a dar aulas, tornando-o assim um professor. Na formação em licenciatura, o estudante aprende: o gerenciamento e avaliação do aprendizado, fundamentos da política educacional e muitas outras matérias. Em outras palavras Licenciatura é para a pessoa poder lecionar, igual acontece no curso de Letras, Geografia, entre outros cursos.

O que é Bacharelado?

O bacharelado é a formação oferecida ao estudante voltado para o mercado de trabalho, o que o torna habilitado a desenvolver uma atividade em determinada área de atuação. Em outras palavras bacharelado é apenas para a formação profissional sem licença para dar aulas. Mas isso não quer dizer que bacharéis não possam dar aulas, bastam realizar pós graduação de um ano, dois anos ou mais, dependendo do curso escolhido, mas que seja na área de lecionar. Assim, esse profissional, além de trabalhar no mercado poderá lecionar, tendo dupla função ou escolha de trabalho, podendo chegar a um remuneração bem motivadora.

Posso fazer Licenciatura e Bacharelado ao mesmo Tempo?

Alguns Faculdades/Universidades, permitem que o estudante, entre tanto na licenciatura quanto no bacharelado, ou até mesmo que curse o bacharelado com disciplinas específicas da licenciatura. Desta forma, o acadêmico formará com os 2 títulos, e ter estes títulos, concerteza permitirá ao recém-formado maiores chances no mercado de trabalho.

O profissional Bacharel pode dar aulas?

Essa pergunta, é uma questão frequente para os iniciantes no Ensino Superior. De acordo com a Legislação do Estado de São Paulo, o bacharelado pode ministrar aulas, caso ocorra a falta de licenciados no segmento. Para tanto, o bacharel tem a obrigação de completar a carga horária de 160 horas da disciplina lecionada.

 

Vantagem do Licenciado e Bacharel

Bom, depois de ter lido até aqui, você já pode perceber que ter os dois títulos é a maior vantagem de todas. Para tanto, quem é licenciado poderá ministrar disciplinas em escolas de ensino fundamental, médio e universidades. Poderá exercer outras atividades na área, e etc. Já o bacharel poderá ministrar aulas, e com outras formações para licenciatura, poderá se efetivar no segmento, bem como se profissionalizar no mercado em atividades específicas da área estudada.

Deixe uma resposta