em

Conheça as 5 maiores religiões do mundo

O ser humano enquanto ser racional tem a necessidade intrínseca de alimentar seu corpo físico e também a sua alma (ou eu interior para os ateus), seguindo esse principio a maioria das pessoas seguem a uma religião como forma de buscar alimento espiritual, autoconhecimento e o fortalecimento de sua fé.

A história das religiões acompanha os homens desde as primeiras civilizações. Contudo, as que sobreviveram ao longo das gerações e aucancaram maiores números de adeptos se dividem em dois subgrupos, que são: as indianas, como o budismo e o hinduísmo e as abraâmicas, como cristianismo, judaísmo e islamismo.

Confira as cinco maiores religiões do mundo, número estimado de seguidores e um pouco sobre seus principais fundamentos:

5° – Xintoísmo

O xintoísmo é uma crença religiosa que conta com 104 milhões de praticantes

O xintoísmo é uma religião japonesa com cerca de 104 milhões de seguidores. Estima-se que esta religião é atuante desde o século VIII.

Os religiosos do xintoísmo acreditam na existência de muitas divindades. Há mais 80 mil santuários dessa religião no Japão e cerca de 80% dos japoneses são praticantes dessa fé.

A palavra “Shinto” quer dizer “caminho dos deuses.

4° – Budismo

O budismo é uma religião indiana que existe desde 600 a.C

O budismo é uma religião indiana que existe desde 600 a.C e possui cerca de 500 milhões de seguidores.

O fundador do budismo é Sidarta Gautama e a religião se divide em dois ramos principais, que são o Budismo Theravada e o Budismo Mahayana.

Os principais preceitos do budismo incluem a pureza moral, o comportamento ético e a não-violência. Esta religião também pratica a meditação e o conceito de karma.

Atualmente o budista Tenzin Gyatso é um ativista pacifista e o 14º e atual Dalai Lama.

3° – Hinduísmo

O hinduísmo possui cerca de 1,1 bilhão de seguidores

O hinduísmo possui cerca de 1,1 bilhão de seguidores, sendo a maioria concentrada em países do sul da Ásia, como o Nepal, Índia e Indonésia.

Somente na Índia, cerca de 80% da população se identifica como hindu. Não se sabe ao certo sobre quando o hinduísmo foi criado, mas acredita-se que esta fé tenha se desenvolvido ao longo de 4.000 anos.

Apesar de ser uma religião oriental, as práticas do hindu estão se tornando cada vez mais populares no ocidente, como a yoga e o equilíbrio dos chakras do corpo, por exemplo.

2° – Islamismo

Das religiões, o islã é a que mais cresce no mundo

O islamismo foi fundado em 610 d.C pelo profeta Muhammad (Maomé) e possui 1,8 bilhões de adeptos.

Os seguidores da religião acreditam que o Muhammad é o profeta final de Alá.

O islã segue o livro sagrado do Alcorão, que impõe regulamentos sobre diversos aspectos da vida de seus seguidores.

Há dois grandes grupos de muçulmanos: os sunitas e os xiitas. Os sunitas estão em maior número, correspondendo a 85% dos religiosos.

O islã é considerado a religião que mais cresce no mundo e para as próximas décadas a expectativa é que ela se torne a religião com o maior número de adeptos.

1° – Cristianismo

Entre as religiões, o cristianismo é a que tem o maior número de seguidores

O cristianismo possui mais de dois mil anos e é uma religião com base na vida e ensinamentos de Jesus Cristo.

A crença teve origem de um pequeno subgrupo que evoluiu do judaísmo. Atualmente ocupa o primeiro posto das maiores religiões e é também a mais popular.

Estima-se que 2,3 bilhões de pessoas seguem a crença cristã, que acreditam que Deus enviou à Terra seu único filho, Jesus, para salvar a humanidade de seus pecados.

Os cristãos seguem  a Bíblia como livro Sagrado, que é composta pelo Antigo Testamento, que fala da criação do mundo, e o Novo Testamento, que conta a vida de Jesus na Terra.

As comunidades cristãs são divididas em: ortodoxa oriental, catolicismo romano e protestantismo.

O cristianismo é uma instituição poderosa e com grande influência, não apenas no que diz respeito à religião, mas também no campo político.

Deixe uma resposta