em

7 Dicas para se dar bem na Prova do ENEM

vitoria no ENEM

O Enem vai chegar e você já está preparado para fazer a prova? Claro, que ninguém passa no Exame Nacional do Ensino Médio, o que é fundamental aqui é fazer uma boa prova, com isso você poderá utilizar sua pontuação para participar do Prouni, de Financiamentos Estudantis e também para ingressar em universidades publicas já que algumas instituições estão usando a nota do Enem como critério de classificação e distribuição de vagas.

Separamos aqui algumas dicas para passar no Enem, com elas você poderá se dar bem na prova e conseguir uma pontuação elevada, porém, você deve estar ciente que não existe uma forma correta, e o ENEM não é um jogo de videogame que você coloca um código (dica ou cheat) e as questões se resolvem sozinhas, você precisa se preparar e estudar, desta forma nossas dicas são de organização de estudos e demais preparações que envolvem a prova.

Veja 7 dicas para passar no Enem

Lembramos que nossas dicas podem funcionar como um check-list para que você monte sua programação tanto de estudos, quanto de momentos que antecedem a prova e também da prova como um todo, aproveite nossas dicas e boa sorte na hora da prova.

Saco vazio não para em pé

Sim isso mesmo, você deve se alimentar bem antes de fazer a prova do Enem, afinal, ela pode durar algumas horas e se você inicia-la já com fome não conseguirá se concentrar e poderá até mesmo passar mal durante a mesma já que o nervosismo é muito alto neste caso, o ideal é que você alimente-se cerca de 1h30 ou 2h antes da prova, para que até as necessidades fisiológicas possam se ativar para que você não tenha “problemas” durante a prova. Leve também para a prova uma barra de cereal ou algum biscoito para comer durante a prova, uma garrafa de agua também é recomendada (mas nada de fazer piquenique na hora da prova).

Barras de cereal são excelentes para serem levadas na prova do Enem.

Enem não é acampamento

Você não precisa carregar uma mala cheia de coisas para ir fazer a prova do Enem, até porque alguns objetos não podem ser levados na hora da prova, por isso, monte um kit Enem, nele você poderá levar:

  • Documento com foto;
  • Cartão de inscrição;
  • Caneta (preta ou azul) com tubo transparente (BIC);
  • Alimentos (agua, chocolate, barra de cereal, biscoito, etc…).

Não é preciso levar uma mala gigante para fazer o Enem!

Isso é o que você precisa para fazer a prova do Enem, existe também uma lista de objetos proibidos, que você não poderá carregar ao entrar para fazer a prova, são eles:

  • Lápis ou lapiseiras;
  • Borracha;
  • Relógio;
  • Calculadora (óbvio né?);
  • Agenda eletrônica;
  • Dispositivo transmissor de dados (celular, tablet ou smartphone);
  • Acessórios de vestimentas (boné, óculos escuros, lenços, etc…).

Não perca o ônibus

Independente se você irá para a prova de carro, ônibus, caminhando, de bicicleta ou avião, saia de casa um pouco antes, atente-se ao horário de inicio da prova e programe seu itinerário, caso não conheça o local de realização da prova não deixe de fazer uma visita dias antes do Enem para conhecer as imediações. É comum que no dia da realização da prova do Enem a região tenha transito intenso e poucos locais para estacionar.

O que estudar?

É preciso saber o que você irá estudar para realizar a prova do Enem, para ficar mais fácil de definir quais serão os temas a serem estudados procure por edições passadas do exame e veja o que caiu na prova, você também poderá fazer um curso preparatório ou ainda comprar uma apostila para o Enem.

Defina o seu material de estudos para o Enem.

O peso da Redação

A redação é um dos itens mais importantes da prova do Enem, ela será avaliada através de pontos que vão de zero a mil, nesta redação será avaliada a capacidade critica e argumentativa do candidato, os temas não são revelados antes porém, sempre abordam temas recentes do cotidiano, como uma reforma politica, manifestações ou outros temas que repercutiram muito na mídia.

Estudei, estudei e deu branco

Fique calmo e evite o famoso “Deu Branco” na hora da prova do Enem.

Acredite isso é bem comum, por isso é preciso estar relaxado no momento da prova, concentração demais pode atrapalhar e deixar o candidato muito nervoso, o mesmo vale para os estudos, tire tempos e períodos de descanso e lazer, não passe seus dias apenas estudando, isso também vale para os dias que antecedem a prova, pois neste período é comum um esforço maior nos estudos.

Bagunça organizada

Por mais que pessoas não entendam seus critérios e métodos de estudo é preciso se organizar, definir horários e materiais de estudo para realização da prova do Enem, o planejamento é fundamental em qualquer aspecto da sua vida e aqui não é diferente, procure se organizar e no dia que antecede a prova deixe tudo separado e bem arrumado para que você não tenha que ter nenhuma preocupação nas horas que antecedem a prova.

Gostou? Compartilhe, deixe seu comentário e Boa Prova!

Deixe uma resposta