em

M&A: saiba quais são os principais riscos de fusões e aquisições

usões e aquisições de empresas são importantes operações realizadas para gerar valor para uma corporação. Quer saber mais sobre os riscos de M&A? Acompanhe!

A fusão é a operação em que duas ou mais empresas se unem para formar uma nova corporação e são extintas. Já na aquisição ou incorporação, uma ou mais empresas são absorvidas e extintas por outra empresa que continua a existir.

Quando bem executadas, a fusão e aquisição pode trazer vantagens como: ganhos de sinergias, ganhos de escala, acesso a recursos, expansão geográfica, redução de impostos, otimização de ativos subavaliados e subutilizados e redução do custo de capital.

Contudo, assim como toda transação empresarial, as fusões e operações implicam alguns riscos e desafios. Pensando nisso, apresentamos os principais riscos e como minimizá-los.

Confira!

Quais os principais riscos envolvidos nas fusões e aquisições de empresas?

Os motivos ou “racionais” que representam riscos nas fusões e aquisições de empresas são processos ou aspectos que, na prática, não representam a geração de valor para a corporação ou podem até mesmo “destruir valor”.

Dentre os principais riscos estão:

Expandir para segmentos de atuação diferente

Aqui a grande dificuldade é alinhar os processos operacionais, financeiros e administrativos. Como a integração pode se tornar muito demorada, acaba sendo também muito onerosa, superando os ganhos com as sinergias.

Aquisição de empresa muito grande

Estudos mostram que, quando a empresa adquirida é muito maior do que a compradora, a operação acaba não gerando valor para a adquirente, pois a integração dos processos também se torna muito difícil.

Criação de conglomerados

A criação de conglomerados é um risco para fusões e aquisições porque, na prática, a falta de foco e a gestão sem especialização pode levar à desvalorização das ações da companhia.

Excesso de fundos

Isso ocorre quando a empresa adquirente tem excesso de fundos e decide comprar outras empresas menos amadurecidas, somente para facilitar o crescimento, porém, sem avaliar as sinergias.

Além destes grandes riscos, as operações de fusões e aquisições também implicam alguns desafios, tais como: a escolha da empresa certa, mensuração das sinergias, avaliação “correta” da empresa adquirida ou fusionada, integração das culturas empresariais, implementação das sinergias, entre outros.

Como minimizar os riscos de fusões e aquisições?

As fusões e aquisições demandam profissionalismo pois envolvem etapas bastante específicas como Valuation, Due Diligence, negociação e recebimento de ofertas, documentos de compra e venda, entre outros.

Ou seja, são processos que, quando não realizados corretamente, podem gerar grandes problemas futuros.

Então, o que fazer para minimizar esses riscos? Confira agora duas dicas essenciais!

Invista em profissionais especializados em fusões e aquisições

Uma operação de fusão ou aquisição realizada de forma profissional é a melhor forma de diminuir riscos e garantir um bom valor.

E, investir em uma transação profissional significa contratar uma consultoria financeira especializada em M&A.

Esses profissionais ficarão responsáveis por te ajudar a encontrar a melhor empresa para aquisição, fazer avaliações, due diligence, elaborar documentos, enfim, realizar todos os processos com segurança e qualidade a fim de garantir que a operação seja realmente vantajosa.

Garanta a melhor consultoria em M&A

Uma boa consultoria M&A deve ter experiência e conhecimento em diferentes setores. Além disso, deve demonstrar que tem uma grande rede de contatos e pode estabelecer parcerias com os mais diversos investidores.

Uma assessoria financeira cuidará de todas as etapas do processo como: preparar a empresa para compra ou venda, realizar o valuation, contatar investidores no Brasil ou no exterior. Ou seja, minimizar ao máximo os riscos da operação.

Se você busca um serviço assim, a Capital Invest é um excelente exemplo de consultoria especializada em M&A, com experiência comprovada em prestação de serviços de assessoria em avaliação de sociedade, venda e compra de empresas pelo melhor valor.

Deixe uma resposta