em

Leilão de motos, carros e imóveis: dicas, regras e cidades

Participar de um leilão de motos, carros e imóveis pode ser uma excelente oportunidade de adquirir um ótimo bem. Afinal, a modalidade leilão apresenta diversa vantagens para a aquisição de veículos, imóveis e muitos outros itens.

Porém, por outro lado, um usuário inexperiente, ou que nunca esteve em um leilão antes, pode ter dificuldades em se dar bem nos lances. Já que você não será o único interessado em adquirir um bem de valor com o melhor custo-benefício.

leilão de motos, carros e imóveis

Haverão várias pessoas lá com o mesmo objetivo. E, acredite: muitas delas são bem experientes. Pois, participam com frequência desse tipo de evento, uma vez que sabem como pode ser vantajoso.

Então, antes de se aventurar por um leilão é importante entender como ele funciona. Pensando nisso, foi que elaboramos essa série de três artigos sobre leilão de moto, carro e imóveis.

E nesse primeiro post, vamos começar entendendo melhor o que são os leilões, e conferir algumas dicas importantes que você precisa saber antes de participar desse tipo de evento.

Saiba o que é um leilão e conheça suas principais características

Antes de tudo, o que é um leilão? Pratica antiga, e muito conhecida, o leilão é uma modalidade para a compra e venda de diferentes objetos.

E quando dizemos antiga, significa quem tem séculos de existência. Pois, a modalidade de leilão como é realizada até os dias de hoje, foi criada em 1556 na França. Nesse ano, surge a profissão de meirinho leiloeiro.

Na ocasião, o Estado Frances incumbiu um funcionário público de realizar leilões de diferentes bens.

Mas, porque os leilões são considerados tão vantajosos? E são tão concorridos? Para responder essas perguntas conheça as principais características dos leilões:

  1. Um leilão é uma venda pública aberta, portanto, qualquer pessoa pode participar;
  2. De obras de arte e antiguidades, até leilão de motos, carros e imóveis. Pode-se leiloar muitas coisas diferentes. Logo, esses eventos atraem muitas pessoas;
  3. É possível leiloar bens únicos ou lotes de mercadorias.

Na prática, o leilão é uma transação econômica assim como qualquer outra. Mas, que permite adquirir itens valiosos. Ou em ótimo estado de conservação. .

Leilão de motos, carros e imóveis: vale mesmo a pena participar?

Mas, será que vale a pena participar de leilão de motos, carros e imóveis? Afinal, você até pode comprar itens como eletrodomésticos e eletrônicos leiloados. E não se prejudicar caso os itens adquiridos não sejam tão bons.

Contudo, quando o item é um bem de valor elevado, como uma moto, um carro ou mesmo um imóvel, será que vale a pena participar?

leilões

A resposta para essa pergunta é sim, vale muito pena a participar. Isso porque, como o leilão é uma venda pública que apresenta itens usados, você pode adquirir um veículo ou imóvel por preços menores que um item novo.

Então, participar do leilão certo e se sair bem nos lances, pode significar conseguir o carro ou casa dos seus sonhos com um investimento menor. Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados, como vamos ver a seguir.

Leilão de motos, carros e imóveis: dicas para quem nunca participou de um leilão

Para se dar bem nos leilões é preciso entender como eles funcionam. Portanto, se você nunca participou de nenhum é importante pesquisar com antecedência antes de entrar.

Outra coisa muito válida que você pode fazer é conversar com outros usuários que já participaram de um leilão. Assim, você terá a oportunidade de ouvir a experiência de alguém que já esteve lá.

Mas, para facilitar o seu trabalho, esse guia já reuniu os principais pontos sobre os quais você não deve se descuidar antes de participar de leilão de motos, carros e imóveis.

Leilão de Veículos

Um leilão de moto ou carro permite que interessados façam lances por veículos de diferentes marcas e modelos. Esses automóveis possuem duas origens principais:

  1. Foram comprados e financiados, mas o comprador não conseguiu honrar a divida. Portanto, o bem foi retomado;
  2. Estavam com a documentação irregular e foram apreendidas pelo Detran.

Em qualquer um dos casos a dica é: verifique o estado geral do veículo antes de decidir entrar na disputa. Até mesmo para que você possa decidir qual será o valor do seu lance.

Todo leilão permite que os interessados façam visitação para conferir os estados dos itens antes do evento. Isso inclui veículos, e imóveis.

Nunca compre uma moto ou carro de leilão sem saber se eles estão em dia, se faltam peças, se há alguma avaria. Ou até mesmo se a veículo já é um modelo antigo, que requer mais atenção na manutenção.

Além disso tudo, verifique se a moto ou carro não tem multas de trânsito e impostos em atrasos. Muitos veículos leiloados podem vir com débitos tributários, além de taxas inclusas.

Leilão de imóveis

Para imóveis a dica é a mesma: faça uma visita com antecedência para verificar o estado de conservação do bem imóvel.

leilão de motos, carros e imóveis

Além disso, verifique com antecedência se a casa ou outros imóveis que você queira não possuem dividas a serem honradas.

Em alguns casos o comprador deve arcar com o IPTU e até mesmo taxas de condomínio em atraso.

Leilão de motos, carros e imóveis: presencial ou online?

Atualmente, graças a internet, é possível participar de um leilão de forma totalmente online. Portanto, essa é outra vantagem dos leilões..

Na prática, o processo é o mesmo, com uma única diferença: no leilão presencial é possível se cadastrar para participar no mesmo dia. Basta ter a documentação exigida.

Já nos leilões online, é preciso fazer um cadastro prévio, para receber um login e senha exclusivos para participar do evento.

E há vários sites de leilões, como o Vip Leilões. Para saber mais, você pode ler esse outro artigo aqui do blog: Sites de Leilão: descubra como participar com segurança.

Regras e cidades: leia a segunda parte desse artigo!

Chegamos ao final do primeiro artigo dessa série, mas ainda muitos pontos importantes sobre leilões que você precisa conhecer antes de se aventurar em um.

Então, clique aqui e continue sua leitura! No segundo artigo vamos falar sobre as regras parta participar de leilão de motos, carros e imóveis.

Afinal, embora sejam eventos públicos e abertos a todos, existem alguns requisitos legais que você precisa cumprir.

 

Deixe uma resposta