em

Como Consultar Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica

NFE é sigla que significa Nota Fiscal Eletrônica, um projeto criado para auxiliar as empresas em caso de problemas com seu próprio sistema de emissão de nota.

Funciona assim: se o estabelecimento emissor estiver com algum problema para emitir sua nota fiscal, pode enviar o comprovante através da internet para a Secretaria da Fazenda.

Assim sendo, se por motivos técnicos o vendedor não pode emitir sua nota fiscal, não se preocupe, pois ela ficará armazenada digitalmente, desde que o estabelecimento esteja devidamente cadastrado.

Mesmo sendo digital, o documento apresenta a mesma validade jurídica de qualquer outro documento físico, pois a assinatura digital da emissor garante a efetividade da operação eletrônica.

Entre as vantagens da nota fiscal eletrônica está o fato de ela ser ecologicamente correta, estar a salvo em um banco de dados pertencente a um órgão federal, e para os donos de estabelecimentos comerciais e empresários, é uma forma de estar de acordo com as normas exigidas por lei.

Para solicitar sua nota fiscal eletrônica, basta informar ao emissor seu número de CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) ou seu número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Para fazer consultas, acesse www.nfe.fazenda.gov.br e preencha os dados solicitados.

Deixe uma resposta