em

Dicas para Comprar Carros Usados

compra carro 1589683473

Comprar um carro nunca é uma tarefa fácil, claro que é muito prazerosa mas isso não quer dizer que tudo é simples, afinal, não é como comprar um sapato onde basta escolher o modelo, experimentar e mandar embrulhar, o carro é um bem durável e necessita de uma pesquisa antes de sua compra, principalmente se você for comprar um carro usado.

Hoje vamos dar dicas para comprar um carro usado, lembrando que nossas dicas irão abordar todos os aspectos da compra, desde a obtenção de crédito, procura por melhores ofertas e itens que você deverá levar em consideração na hora da compra, seja esta compra feita em uma concessionaria ou direto de um vendedor particular.

Dicas para comprar carros usados

Nossas dicas para comprar um carro usado podem ser usadas como um guia de compras, veja bem atentamente cada item, e analise cada oferta que receber, pois todos os dias pessoas são enganadas, ou acabam comprando por impulso sem pensar nos prós e contras da operação.

Você realmente precisa de um carro?

Essa é a pergunta inicial feita a todos que desejam comprar um carro, pois muita gente acaba comprando por impulso, acabando por se enfiar em uma divida desnecessária, veja se não vale a pena investir o valor em outra necessidade, e caso esteja decidido acompanhe as próximas dicas.

Defina o Modelo e o Carro que deseja

Escolha o modelo que mais lhe agrada

Partir para a busca de um carro usado já tendo em mente o que deseja pode ser muito útil na hora da compra, isso porque quando definimos e limitamos as nossas opções é possível conhecer melhor cada detalhe do veiculo escolhido, nossa sugestão é que você tenha em mente cerca de três ou quatro veículos de preferencia, e utilize a internet para saber informações do veiculo como itens de série e de conforto, problemas apresentados, consumo, preço médio (consulte a tabela Fipe), e outros detalhes.

Na hora da compra do veiculo usado

Depois de definido o modelo ou os modelos que deseja é hora de buscar por ofertas, você pode pesquisar preços em sites como Webmotors, OLX e Mercado Livre, entrando em contato com os vendedores ou ir até a agencia de veículos ver o modelo, analise modelos diferentes e veja qual vendedor oferece os melhores preços e condições, lembrando que não é porque você visitou uma loja que necessariamente precisa efetuar a compra nela, vá para casa e pense a respeito.

Faça um Test Drive

Não tenha medo de pedir para dar uma volta no veiculo antes de compra-lo, verifique o conforto do veiculo, a posição de dirigir e procure por qualquer ruído que o mesmo apresentar, caso o vendedor diga que o ruído é normal, procure por informações de profissionais no assunto para realmente descobrir se é normal o ruído ou se o vendedor está interessado apenas em efetuar a venda.

Caso não entenda muito de mecânica de veículos não deixe de leva-lo antes da compra a um mecânico de confiança, pois este poderá dar uma opinião sobre a mecânica e o estado geral de conservação do mesmo.

Procure por avarias

Veja se o carro não foi batido ou passou por uma “maquiagem” apenas para ficar disponível para venda, veja o estado geral do veiculo e procure por sinais de aplicação de massa na lataria, isso pode desvalorizar o carro, procure também por avarias na parte interna do veiculo como estofados, caso não se importe estes itens podem representar um desconto na hora da compra.

Quer pagar quanto?

Peça por descontos, principalmente se o pagamento for feito à vista, neste caso não aceite o preço original nem se o vendedor dizer que o veiculo já está em oferta e que ele não tem como reduzir mais o preço, afinal, agências de veículos sempre trabalham com uma margem elevada de lucro. No caso de financiamento peça também descontos no carro ou em outros serviços como o pagamento do IPVA do ano de exercício, ou pneus novos, ou até mesmo tanque cheio.

Fique de olho no financiamento

A maneira mais fácil de comprar um carro usado ou novo hoje em dia é através de financiamentos, porém, pesquise qual a instituição oferece as melhores condições de pagamentos, principalmente relacionados a taxa de juros, pois esta taxa pode variar de 0,5% até 2% ao mês, por isso fique atento, e evite prazos longos para o pagamento, por exemplo, financiamentos em 60 meses podem representar um juros superior a 100% do veiculo o que significa que você compra um carro mas paga por dois, ou mais.

Não fique com a primeira opção de instituição bancária, consulte os juros em outras instituições, pois algumas agências são comissionadas ao fecharem o acordo com determinada instituição, o ideal é que você consulte com o gerente de sua conta quais opções de crédito tem disponíveis para seu perfil.

Problemas futuros

Proteja-se com o Código de Defesa do Consumir:

Fique atento aos contratos assinados com o vendedor, em agências de veículos a garantia é de 3 meses para motor e cambio, por isso é importante conhecer a mecânica do veiculo antes da compra, além disso, é preciso saber que por se tratar de um bem durável o Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de arrependimento de 7 dias, sendo assim você tem respaldo da lei para se arrepender da compra e devolver o carro neste prazo, caso o vendedor não queira devolver o dinheiro ou ainda fique enrolando para vencer esse prazo chame imediatamente a polícia e registre um boletim de ocorrência para se precaver em caso de transtornos futuros.

Deixe uma resposta