Dicas de vinhos Chilenos, Argentinos e Uruguaios pelos melhores tipos de uvas

Dicas de vinhos Chilenos, Argentinos e Uruguaios

A cena é comum: Você não entende muito sobre vinhos e vai ao supermercado comprar um vinho, seja para dar de presente a um amigo ou para um jantar romântico, e se depara com uma variedade enorme de vinhos de uvas e marcas diferentes.

Como existe esta diversidade de uvas e inúmeras marcas, como saber qual comprar? A dica é dar preferência a vinhos pelo tipo de uvas de acordo com a “especialidade” de cada região, que normalmente é o tipo de uva mais cultivada naquela região. Com isso em mente, você conseguirá comprar um vinho de boa qualidade com um bom preço.

Por serem de países “vizinhos”, os vinhos Uruguaios, Argentinos e Chilenos costumam ter um custo benefício muito bom se comprados aos Europeus.

Só para esclarecer: o tipo de uva não tem nada haver com a qualidade do vinho. Neste caso a vinícula, ou seja, a marca do vinho é um ponto a ser analisado na escolha da bebida. O preço pode ser um referencial, mas nem sempre.


Dicas de vinhos Chilenos, Argentinos e Uruguaios pelos melhores tipos de uvas:

Alexandre Abreu, um experiente degustador de vinhos, que já visitou inúmeras vinícolas sul-americanas, nos passou algumas dicas de como escolher vinhos Chilenos, Argentinos e Uruguaios de acordo com o tipo de uva mais “reconhecida” de cada país.

Vinhos Chilenos


Opte pelo Carménère, principalmente se o vinho for provenientes do Vale do Colchagua. A uva Carménère, originalmente de Bordéus (França), foi considerada extinta por uma praga na Europa, e redescoberta no Chile, provavelmente foi levada pelos europeus antes do ataque das pragas. Muito bem adaptada ao clima e solo da região, atualmente é a principal uva do país pela qualidade e saber excepcional.

Vinhos Argentinos


O vinho Malbec Argentino é o mais indicado para pegar na prateleira para quem gosta deste tipo de uva. Não por acaso as vinícolas argentinas produzem 59% do plantio mundial da uva Malbec, que encontrou condições excelentes na Argentina.

Vinhos Uruguaios

O Uruguai possui uma grande área de vinhedos de Tannat. Além de ser um vinho delicioso, os vinhos feitos com esta uva são ricos em antioxidantes naturais, retardando o envelhecimento e prevenindo algumas doenças, inclusive cardíacas e alguns tipos de câncer. É um tipo de vinho com grande “tanicidade”, tanta que a uva foi “batizada” de Tannat.

Como última dica, tente descobrir qual tipo de uva lhe agrada mais, pois cada pessoa tem um gosto diferente, isso é muito pessoal. Aquele “cara da adega” vai lhe indicar vinhos de excelente qualidade, mas não tem como ele saber qual é o seu gosto em relação ao paladar. Então se você souber qual tipo lhe agrada mais, será muito mais fácil escolher o vinho ideal para você. Experimente vários tipos, faça comparações, anote os que você mais gostou, tipo de uva e a marca, com o tempo você saberá o que lhe agrada mais.

Aqui não foi tratado sobre qual vinho harmoniza melhor com um tipo de comida, trataremos sobre isso em um post futuro. Aproveite e leia o post Dicas para escolher um bom vinho para aprender um pouco mais.

Veja Também:

Deixe seu comentário