em

Conheça 6 serviços da Prefeitura de Curitiba disponíveis online

A Curitiba Prefeitura disponibiliza em seu site uma série de serviços que facilitam a vida dos cidadãos curitibanos. Há várias opções disponíveis. Com facilidades tanto para empresas, quanto para pessoas físicas. E todas elas são gratuitas.

O que é um grande benefício para muitas pessoas. Principalmente, para quem tem uma rotina corrida. Afinal, quando temos escolhas online, ganhamos tempo. E rapidez nas tarefas diárias.

Curitiba prefeitura

Então, se você chegou até aqui hoje em buscas de dicas sobre os serviços online da Prefeitura de Curitiba, continue lendo. Pois, nesse artigo vamos apresentar os principais. E explicar como usar o sistema.

Acesse o site Curitiba Prefeitura

O primeiro passo para encontrar os serviços é acessar o site da Curitiba Prefeitura. Para isso clique aqui: Curitiba.pr.gov. Além dos serviços para o cidadão, o usuário encontra ainda:

  • Notícias atuais sobre tudo que ocorre na cidade;
  • Avisos gerais;
  • Editais de licitações;
  • Portal da transparência.

Ao acessar a página, também há uma barra de pesquisas. Portanto, você localiza de forma simples qualquer conteúdo que busque. Basta digitar o termo chave e clicar na lupa do site Curitiba Prefeitura.

É fácil encontrar notícias sobre saúde pública. Por exemplo: dados sobre Covid 19 e as vacinas, todos de fontes confiáveis.

Serviços online disponíveis na Curitiba Prefeitura

Para quem mora em Curitiba, visitar o site da prefeitura com frequência é uma boa ideia. Mas, as notícias não a boa razão para isso.

rua em Curitiba

Então, confira o que mais você encontra no site Curitiba Prefeitura.

1. Concursos, editais e processos seletivos

Todo concurseiro deve ficar de olho nos editais, concursos e processos seletivos. Portanto, esse é um dos serviços que você encontra no site da Prefeitura de Curitiba.

Nesse link, Concursos Curitiba, você pode conferir todos os concursos novos disponíveis. Para acessar é só clicar e selecionar uma opção. Pois, você encontra três abas:

  • Concursos;
  • Processo seletivo;
  • E processo seletivo simplificado.

Então, salve nos seus favoritos e confira sempre as novidades. Afinal, a prefeitura abre novos concursos e processos seletivos todos os anos.

2. ISS Curitiba Prefeitura

Emitir nota fiscal é obrigatório em Curitiba. Ou seja, mesmo que você seja autônomo, ainda deve emitir sua ISS para ficar em dia com a prefeitura.

A boa notícia é que esse é mais serviço disponível online. Então, é só clicar em Nota Curitibana e ter acesso ao portal.

Mas, para usar o sistema, antes de tudo, é preciso se cadastrar. Para isso:

  1. Acesse o link acima;
  2. Clique em “novo usuário”;
  3. Escolha “Insc. Municipal”. (Use seu CPNJ ou os últimos 7 dígitos);
  4. Clique em pesquisar;
  5. Leia com atenção, e clique em “sim”.
  6. Preencha todos os dados solicitados.
  7. Anote seu usuário e senha.

Além disso, é preciso ter o alvará comercial da cidade ou ser MEI. Assim sendo, caso ainda não possua, é preciso providenciar o seu primeiro.

Para saber mais, portanto, clique em Perguntas frequentes no site Curitiba Prefeitura.

3. Consulte seu IPTU online

Outro benefício é a consulta IPTU online. O que representa uma comodidade a mais para os locais. Contudo, fica ainda melhor, pois o site Curitiba Prefeitura permite:

  • Consultar seus débitos;
  • Fazer a emissão da guia DAM;
  • Emitir a guia de pagamento;
  • Fazer a emissão de IPTU parcelado.

Se você precisa pagar o seu IPTU ou está com o imposto em atraso, é só clicar aqui: Consulta DébitosEmissão da DAM. No entanto, se o que é procura é a emissão do boleto, acesse pagamento IPTU.

4. CMEIs e matrículas escolares

O site Curitiba prefeitura dispõe ainda de serviços educacionais para a população. Por exemplo: permite fazer matrículas escolares e cadastro para vagas nos CMEIs.

Contudo, para os Centros de Educação Infantil (CMEI), é preciso esperar vagas. Ou seja, ao fazer seu cadastro, você entra na lista de espera.

Mas, para quem tem filhos na pré-escola ou ensino fundamental, a espera não é necessária. Para obter mais detalhes e se cadastrar, acesse: Matrículas em escolas e CEMIs.

5. Consulta Cartão Transporte

Curitiba é uma cidade grande, então, o uso de transporte público é uma necessidade. Afinal, milhares de pessoas se deslocam todos os dias. Tanto para trabalhar, quanto para estudar.

  1. serviços-educacionais

Assim sendo, criou-se o cartão eletrônico para pagar as tarifas urbanas e intermunicipais. E consultar seu saldo do cartão transporte é outro benefício do site Curitiba Prefeitura.

A consulta vale tanto para o cartão convencional, quanto para o de estudantes. Confira mais detalhes em: Consulta saldo cartão transporte.

6. Débitos tributários e divida ativa

Mas, se o que você precisa é uma certidão de débitos tributários negativos, o site também dispõe.

Essa certidão é necessária para comprovar que não há dívidas em seu nome. Ou, no nome da sua empresa. Pois, o serviço está disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Acesse  Certidão de débitos tributários e dívida ativa e saiba mais. O processo é online, contudo, é preciso ter em mãos seus documentos pessoais, como CPF e RG.

Agenda online em Curitiba Prefeitura

No entanto, apesar dos serviços online, as vezes é preciso ir a prefeitura pessoalmente. Em uma cidade como Curitiba, as filas são inevitáveis.

Então, caso precise ir a prefeitura, agende seu horário de atendimento com antecedência. Pois, essa é uma opção para vários setores:

  • Urbanismo;
  • Finanças;
  • Meio ambiente;
  • Procuradoria geral, etc.

Para agendar o seu horário, clique aqui Agenda Online. No entanto, alguns órgãos tem regras próprias sobre a agenda. O significa que não está disponível para todos os departamentos.

Dicas finais

A internet traz muitos benefícios para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, o número de serviços digitais públicos é cada vez maior.

Espero ter ajudado você a encontrar o que precisa no site Curitiba Prefeitura.

Quer mais ideias sobre a capital paranaense? Então, confira o que fazer em Curitiba, no Paraná e se divirta! .

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta