em

Revolta da Chibata: Resumo e Consequências

revolta-da-chibata-resumo-e-consequencia

A Revolta da Chibata também ficou conhecida como Revolta dos Marinheiros, isso porque ela se iniciou no interior dos navios da Marinha do Brasil, durante quase dois anos João Cândido Felisberto (Líder da Revolta) planejou o ato que entrou para a história do Brasil, sendo iniciado no Estado do Rio de Janeiro o motim durou 5 dias entre os dias 22 e 27 de novembro no ano de 1910.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a Revolta da Chibata, tema frequente de trabalhos escolares, terá acesso a um resumo contando as causas e também as consequências do ato, e poderá também deixar sua opinião ou complemento sobre o tema participando de nossas discussões.

Marinheiros Brasileiros foram responsáveis pela Revolta da Chibata

No ano de 1889 um dia após a Proclamação da Republica a Marinha do Brasil aboliu os castigos físicos, porém, no ano seguinte um decreto estabeleceu como seriam aplicados os castigos em caso de mal comportamento por parte dos marinheiros, de acordo com o decreto ficava estabelecido que em caso de falta leve o marinheiro deveria ficar na solitária por cinco dias e se alimentaria apenas com pão e água, em caso de novas faltas leves o castigo aumentaria para seis dias, e a permanência na solitária poderia aumentar de acordo com novas faltas cometidas, já em casos de faltas graves ficava decidido que o marinheiro receberia no mínimo 25 chibatadas.

João Cândido retratado com Encouraçado Minas Geraes ao fundo

Na época os Marinheiros Brasileiros eram em sua maioria negros e mulatos que respondiam a ordens de um oficial branco, estes marinheiros por sua vez passaram a perceber que a marinha de outros países não aplicavam mais estas penalizações e punições pois consideravam degradantes.

Em 1909 muitos Marinheiros Brasileiros passaram um período lutando ao lado de marujos britânicos e a partir dai passaram a ter uma nova visão sobre seus serviços e a abordagem adotada pelo alto comando da Marinha Brasileira. Um destes marinheiros era João Cândido Felisberto que juntamente com outros brasileiros fundou um Comitê Geral responsável por organizar a revolta, nascido na clandestinidade esse comitê passou a influenciar outras embarcações a criarem seu próprio comitê, desta forma existia em cada navio brasileiro um motim formado.

A Revolta da Chibata foi retratada na Novela Lado a Lado da Rede Globo

Inicialmente a Revolta da Chibata foi marcada para acontecer no dia 25 de Novembro de 1910, ou seja, dez dias após a posse do Presidente da Republica Hermes da Fonseca, mas o motim acabou sendo adiantado, isso porque um fato mudou toda a preparação do grupo. No dia 21 de Novembro o marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes conhecido como Mão Negra, teve um castigo pesado aplicado, isso porque Mão Negra adentrou o Encouraçado Minas Geraes portando cachaça o que era proibido, além disso, o marinheiro acabou também por ferir com uma navalha o cabo que o delatou ao alto comando. A pena de Marcelino deveria ser exemplar, assim ficou decidido que o Marinheiro deveria receber 250 chibatadas (numero bastante superior as 25 comumente aplicadas nestes casos), além disso, o castigo deveria ser aplicado na presença de toda a tropa e ao som de tambores, a crueldade do ato revoltou a tripulação, desta forma os comitês revolucionários decidiram que a tomada dos navios deveria acontecer então no dia 22 de novembro.

A primeira embarcação a ser tomada no ato foi o Encouraçado Minas Geraes, logo outras embarcações como o Encouraçado São Paulo e o Cruzador Bahia (Deodoro) também foram tomadas pela revolta e desta forma o motim estava formado sob a liderança de João Cândido, na manhã do dia 23 de Novembro uma nota foi emitida, destinada diretamente a presidência da Republica que tinha sede no Rio de Janeiro (na época a Capital do país era o Rio de Janeiro), veja na integra este comunicado.

Inicialmente o governo informou que não iria confabular com a revolta, sendo assim, João Cândido deu ordem para que o Palácio do Catete (Sede do Poder Executivo) fosse bombardeado, então sua frota se posicionou de forma que pudesse destruir a cidade mas não fosse atacada pelas fortalezas, tiros iniciais foram dados para que o governo percebesse que não se travava de um blefe.

Jornal da época anunciando a anistia aos idealizadores da Revolta da Chibata

João Carlos de Carvalho foi designado a ir ao Encouraçado Minas Geraes para dialogar e entrar em um acordo com João Cândido, depois de muita negociação, em 26 de Novembro, ficou determinado que o governo aceitaria as reivindicações dos motinados e daria anistia aos revoltosos que se entregassem. Porém, no dia 28 de novembro um novo decreto determinou que os revoltosos fossem expulsos da marinha brasileira por serem elementos “Inconvenientes à disciplina”.

Esta foi a Revolta da Chibata ou Revolta dos Marinheiros que mudou o curso da Marinha Brasileira e consequentemente do país como um todo, e você o que achou da revolta? Dê sua opinião abaixo em nossos comentários.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Gostou dessa matéria?

    Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe uma resposta