em

Quais as causas e consequências do aquecimento global?

O aquecimento global está associado ao fato do aumento exagerado da temperatura média do planeta que tem sido registrado nas últimas décadas.

Esta anormalidade está relacionada, principalmente, às práticas humanas. Contudo, há quem discorde quanto a isso no campo científico.

Aquecimento global - imagem ilustração

A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, que é um fenômeno natural que mantém o calor na Terra.

Contudo, o efeito estufa vem ocorrendo de forma mais intensa, por conta da poluição do ar causada por intervenções humanas.

A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa

O que o órgão oficial diz sobre o aquecimento global

O principal órgão responsável pela divulgação de estudos do aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O IPCC diz que não se deve haver discussão sobre a existência do aquecimento global, já que há a comprovação de diversas mudanças climáticas ao longo dos últimos anos e de como as ações do homem influenciam nesse processo.

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

Estudos feitos pelo IPCC comprovaram que o século XX, por conta das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história e, por isso, o planeta sofreu as consequências ambientais desse período, incluindo o aumento nas temperaturas médias do planeta em 0,7 ºC.

Infelizmente, as estimativas para o século XXI não são animadoras, pois deve haver o aumento de mais de 1ºC, caso haja a preservação da atmosfera. Se isso não ocorrer o aumento pode ser de 1,8ºC a 4ºC.

Esta é uma previsão mais pessimista caso haja aumento da poluição e não se pense em ações que minimizem o aquecimento global.

As indústrias são grandes responsáveis pela poluição do ar que promovem o aquecimento global

As causas do aquecimento global

Como falamos anteriormente, as causas do aquecimento global são, em sua maioria, relacionadas às práticas humanas de forma não sustentável.

O homem degrada o meio ambiente a partir de ações como a poluição, desmatamento e queimadas.

Caminhão carregado de árvores que foram cortadas

A destruição das florestas contribuem para o aquecimento do planeta, pois promove um desequilíbrio climático. Isso porque, a vegetação possui como função o controle dos regimes de chuva e das temperaturas.

Neste sentido, a Floresta Amazônica fornece de forma considerável umidade para a atmosfera, atuando no controle das temperaturas e frequências de chuvas em boa parte do continente sul-americano.

Os rios aéreos da Amazônia são responsáveis por levar a chuva até as regiões sudeste e sul do Brasil

Assim, o desmatamento, causado principalmente por ações do agronegócio, contribui para a diminuição dos índices de chuvas em vários lugares.

O agronegócio promove o desmatamento para o plantio de soja

Outra causa importante do aquecimento global é a emissão de gases-estufa, como o dióxido de carbono (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). O dióxido de carbono é gerado, principalmente, pela queima de combustíveis. O metano, pela pecuária, aterros sanitários, queima de combustíveis e biomassa. Já o óxido nitroso é emitido na chaminé das fábricas.

Emissão de dióxido de carbono (CO2) - Imagem ilustração

A poluição das águas também está ligada ao aumento do aquecimento global, pois nos oceanos há fitoplânctons e algas marinhas responsáveis pela absorção de gás carbônico. Assim, a poluição destrói o habitat dessas espécies e interfere no ecossistema.

A poluição das águas também está ligada ao aquecimento global

As consequências do aquecimento global

As consequências do aquecimento global são muitas, sendo as principais:

  • O degelo das calotas polares, o que faz com que o habitat de diversas espécies animais fique cada vez menor;
  • Elevação do nível dos oceanos;
  • Aumento das temperaturas;
  • Maior ocorrência de períodos de seca;
  • Menor disponibilidade de água no planeta;
  • Extinção de espécies;
  • Desequilíbrio ecológico.

Discussões acerca das mudanças climáticas

Não há consenso na comunidade científica sobre a ocorrência do aquecimento global e suas causas.

Para os chamados “céticos do clima”, o aquecimento global é uma farsa que não se baseia em fatos científicos, o que causa alarmismo na população.

Derretimento das geleiras em decorrência do aquecimento global

Para quem defende essa corrente, o gás carbônico não causaria efeitos conclusivos sobre o clima e não estaria relacionado à intensificação do efeito estufa.

Entretanto, os recursos ambientais precisam ser preservados, com políticas que visem a redução da poluição e desmatamento e preservação dos recursos hídricos, já que o clima não é o único que é afetado por essas ações predatórias, que também causam problemas de saúde aos humanos, desequilíbrio no ecossistema, falta de água e recursos e diversas outras ocorrências.

Desmatamento - imagem ilustração
O que é Aquecimento Global?

É o aumento da temperatura média dos oceanos e atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa.

O que é Efeito Estufa?

É a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.

O que é IPCC?

É o principal órgão de fiscalização de efeitos de aquecimento Global chamado de Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

 

Deixe uma resposta