Conheça a Chapada dos Veadeiros, em Goiás

conheca-a-chapada-dos-veadeiros-em-goias

A Chapada dos Veadeiros, no coração do Brasil, é um dos destinos mais procurados por amantes da natureza e místicos. O lugar, que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de contar com uma exuberante flora e fauna, é também uma reserva de cristais de quartzo e considerado, por esta razão, um importante ponto de convergência de energia.

Localizada no ponto mais alto no Planalto Central, a 1700 metros de altitude, entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso no estado de Goiás. A região é repleta de cachoeiras, cânions, piscinas naturais e matas típicas do cerrado brasileiro. O que não falta na Chapada é diversão e aventura; trekking, canyoning, canoagem, aquarider e rapel são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas no destino.

Leve roupas leves na mala e tenha muita disposição para caminhar!

Dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estão algumas de suas principais atrações, cuja principal entrada fica na Vila de São Jorge. Com mais de 65 mil hectares, a reserva possui duas trilhas principais que levam aos belíssimos Saltos do Rio Preto, aos Canyon 2 e a Cachoeira de Carioquinhas.

Os Saltos do Rio Preto, são duas quedas d´água com 80 e 120 metros respectivamente. A primeira delas deságua em uma das maiores piscinas naturais da região, enquanto do alto da segunda é possível ter uma vista paranômica incrível da Chapada. Para chegar até os Saltos é preciso disposição, já que a trilha com cerca de 12 km, entre a ida e a volta, apresenta trechos íngremes e cheios de pedras. Tenha em conta usar roupas leves e protetor solar.

Já para conhecer o Canyon 2, um estreitamento do Rio Preto que entre rochas de quartzo, basta uma caminhada leve de aproximadamente 4km. Ao atravessar alguns riachos e veredas, a beleza dos campos rupestres chama a atenção. Com mais 1 km de trilha a partir deste ponto, é possível ver ainda o espetáculo da Cachoeira das Carioquinhas, com piscina naturais próprias para banho.

Ponto de partida

A principal entrada do parque fica na Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, localizado a 250 km de Brasília onde está o aeroporto mais próximo. A pequena vila pode ser o ponto de partida de uma visita à Chapada. No lugar é possível encontrar guias e uma boa infra-estrutura de hospedagem (campings e hotéis), restaurantes e bancos.

Escolha visitar a Chapada dos Veadeiros entre os meses de maio e setembro, quando o nível dos rios é mais baixo e as temperaturas mais amenas. Tenha em conta que setembro é o período mais florido e que é possível desfrutar da beleza de orquídeas e ipês, e que julho é o período mais frio, já que as temperaturas noturnas podem atingir 10°C à noite.

Aproveite nossas dicas e embarque nesse aventura! Boa viagem!

Gostou do tema de hoje?

Veja Também:

Deixe seu comentário