em

Riqueza Gastronômica de Salvador: Vatapá, Acarajé e Moqueca de Camarão

Salvador -Comidas Típicas

Farol da Barra, Pelourinho, Bonfim e Praia de Itapuã, esses são apenas alguns lugares emblemáticos que compõem Salvador, a capital baiana que encanta e atrai seus visitantes. Sinta-se à vontade, pois a Bahia está de braços abertos para recebê-lo.

Salvador é sem dúvida um Patrimônio Nacional, e seria um equívoco não incluir a culinária baiana em uma série de comidas típicas. Por isso vamos fazer uma pequena jornada gastronômica que celebra a cultura local.

Com a colaboração de nossos leitores, selecionamos três pratos que, de imediato, remetem à cidade de Salvador. Confessamos que foi uma escolha difícil, pois, ao lado de São Paulo, a Bahia é, talvez, o estado mais diverso em termos culinários. Repleta de sabores e temperos exóticos, os três escolhidos foram o Vatapá, Acarajé e Moqueca de Camarão.

O Vatapá, famoso por sua singularidade, aguça a curiosidade dos turistas que ainda não o experimentaram. Mas, muitas vezes, ao pisarem em solo baiano, não resistem à tentação e se rendem a esse prato delicioso, contribuindo para perpetuar sua fama. Quer um conselho? Não deixe de saborear essa iguaria, pois trata-se de uma experiência singular.

Vatapá: Como surgiu?

Vatapá - Salvador -BA

Surgiu quando a cultura africana desembarcava através dos escravos em navios negreiros na Bahia, a partir do século XVI, a culinária africana começou a ser influência nos costumes alimentares da cidade, dando espaço para a criação do Vatapá, que aderiu a necessidade dos moradores dessa nova terra até então. Nessa mesma época, a feijoada e o angu também eram criados.

O que é importante você saber?

Olhe que curioso, o Vatapá foi inspiração para uma musica do cantor Dorival Caymmi, que leva o nome do prato, além da influência musical, saiba, que a comida tipicamente baiana também tem fortes fãs no estado do Pará, onde o alimento também faz sucesso. E, veja que interessante o Vatapá pode ser recheio do Acarajé.

Suba o Pelourinho, pare em uma das baianas segurando um tabuleiro e contemple o delicioso quitute que está sendo vendido, que também como o Vatapá levanta a curiosidade dos turistas, estamos falando do ganha pão de muitas das tradicionais baianas, o Acarajé, o saboroso e instigante bolinho feito de feijão fradinho ralado e frito no azeite de dendê, que só de olhar lembra Salvador, lembra a magia dessa terra.

Acarajé: Como surgiu?

Baiana de acarajé - Salvador -BA

Para conhecer a origem do Acarajé é preciso viajar, mais precisamente, ao oriente médio, na Arábia Saudita, quando o prato Falafel, tradicional por lá serviu de influência para a criação do Acarajé de Iorubás, da África Ocidental, que deu origem ao brasileiro, que surgiu no século XVI.

O que é importante você saber?

Negar que o Acarajé seja o símbolo da Bahia é a mesma coisa que dizer que o Cristo Redentor não é o do Rio de Janeiro, portanto, o que não falta são lugares para saborear o delicioso bolinho. O livro conceituado de turismo “OS 1000 lugares de conhecer antes de morrer”, trazem três recomendações típicas baianas, das quatro mil baianas que vendem o saboroso prato, as recomendadas são a Baiana Cira, a baiana Regina, e a baiana Dinha.

Moqueca de camarão: Como surgiu?

Moqueca de Camarão, Salvador -BA

A moqueca sempre fez a cabeça do baiano, seja a variação que ela tiver, em si, o cozido de peixe é uma delicia, é recomendando desde já para quem nunca experimentou. Porém, quando adicionado ao camarão a iguaria mais sofisticada e mais gostosa. Enfim, os dois ingredientes foram feitos um para o outro.

Sabia que a Moqueca podia não se chamar assim? No Século XVI, os escravos preparavam um prato que se chamava Poqueca, era como se fosse uma moqueca, mas com alguns outros ingredientes, porém, nessa mesma época os índios faziam um prato parecido, que se chamava moqueca, diferente da atual. Os anos foram passando e o alimento servido na Bahia, com toques da Poqueca da África, acabou por se chamar de Moqueca mesmo. Que significa um cozido envolto em folha, Moquear, envolver a caça ou o guerreiro vencido em folha e cozinhar no moquém, uma gralha de varas sobre o fogo.

O que é importante você saber?

O importante de saber, é que em Salvador, a culinária baiana além de saborosa, pode ser considerada uma experiência. Pegar o cardápio e escolher a Moqueca de camarão não é simplesmente degustar o alimento, é sim, ganhar uma recompensa cultural, ou seja, não é difícil surgir junto com o prato uma curiosidade sobre o mesmo, seja por meio do garçom ou escrita no menu do restaurante.

Salvador oferece muitas opções gastronômicas. Não deixe de conhecer essa maravilha brasileira. É fácil encontrar Hotéis em Salvador com excelentes preços.

Moqueca é tão típica da Bahia, que faz sucesso no estado inteiro. Acompanhe a matéria do fantástico, sobre a moqueca é mania na ilha de Boipeba (litoral sul do estado). Veja o preparo da Moqueca de camarão com um tempero especial: a pimenta.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Gostou dessa matéria?

    Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe uma resposta